ITATIAIA
O secretário de Habitação e Regularização Fundiária do município, Izael Bernardes, o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turística de Itatiaia (Aciati), Márcio José Eleutério e o diretor de Agricultura da instituição, Thássio da Silva estiveram reunidos nesta quarta-feira, dia 1º. O objetivo do encontro foi apresentar aos representantes da entidade ações já realizadas e outras, em andamento, para implantação em Itatiaia do “Programa Agricultura Familiar: Subsistência e Geração de Renda”.
De acordo com Izael, o apoio da Aciati será importante para identificar, através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa com o comércio local, qual é a demanda dos associados da instituição por verduras e legumes. O secretário adianta que os dirigentes da Aciati manifestaram interesse em apoiar, junto aos seus associados e comerciantes itatiaienses, a participação nesta pesquisa. “Essas informações serão fundamentais para identificarmos qual o volume desses produtos atualmente comercializado na cidade. A partir dos dados levantados junto aos comerciantes que trabalham com legumes e verduras que podem ser fornecidos por agricultores familiares, será possível mensurar quais os tipos mais consumidos. Estas informações seriam apresentadas aos produtores no momento do lançamento do Programa. Com base nestes dados eles poderiam se organizar para atender a demanda local”, diz Izael.
O “Programa Agricultura Familiar: Subsistência e Geração de Renda” é um projeto que está sendo alinhavado pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, para fomentar a agricultura, através da prestação de auxílio profissional e apoio com a cessão aos produtores familiares, por empréstimo, de equipamentos. “Já mantivemos contato com a Emater e o Sindicato dos Produtores Rurais de Resende e Itatiaia, quando apresentamos as linhas gerais do projeto. Nosso objetivo é estimular a agricultura familiar em Itatiaia, apoiando a organização dos produtores e difundindo a importância do consumo de alimentos e produtos feitos por agricultores locais”, informa o secretário.