BRASÍLIA
Discutir ações prioritárias do governo federal foi o objetivo principal do encontro de governadores com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira, dia 27, no Palácio do Planalto. Durante a reunião, Lula declarou que a disseminação do ódio acabou no Brasil e que os governadores de todos os estados do país possuem acesso livre ao Palácio.
O presidente declarou durante o encontro que a porta Palácio estará aberta a todo governador ou governadora que tiver uma demanda que precisa ser discutida com o governo federal. “Nós vamos mostrar ao Brasil que governar de forma civilizada é muito importante para que a gente possa encontrar a paz nesse país. Nós precisamos garantir ao povo brasileiro que a disseminação do ódio acabou”, declarou o presidente Lula. Lembrou ainda que vai recuperar a democracia do país e dos atos criminosos no último dia 8 deste mês em Brasília. Prometeu também que vai mostrar ao povo brasileiro que o que aconteceu no dia 8 de janeiro não voltará a acontecer, porque não é próprio da democracia aquela manifestação, aquela barbárie. “Nós vamos recuperar a democracia desse país”, destacou.
BNDES
Segundo o presidente, o BNDES voltará a ser um banco de investimento e os governadores têm que ter acesso a recursos para fazer as obras prioritárias. “Cada governador deve ter uma obra na cabeça que é a prioritária para a sua região. E nós vamos ver como fazer essas obras”, falou, ressaltando que é preciso ouvir os governadores, já que cada um tem as suas demandas locais.
Para Lula, a questão da compensação do ICMS deve estar na cabeça de todos os governadores. “E não vamos deixar de discutir nada. Queremos saber o que é prioritário para o povo de cada Estado”, concluiu.