RESENDE
Visando a prevenção de acidente e o atendimento em primeiros socorros, os agentes da Guarda Civil Municipal e professores da rede municipal de ensino poderão receber treinamento para a aplicação da Manobra de Heimlich também conhecida como “Manobra de Desengasgo”. A proposta foi sugerida pelo vereador Edson Vieira Miranda, o Edson Peroba (Cidadania) por meio de indicação aprovada, recentemente, pelo Plenário e oficializada ao prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Ao justificar a propositura, Edson Peroba disse que o pedido de estudo de viabilidade é importante. Ele explicou que a Manobra de Heimlich se caracteriza por compressões abdominais que devem ser feitas em situações de emergência, como asfixia por alimento ou objeto estranho preso no trato respiratório. “A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros, utilizada em casos de emergência por obstrução de corpo estranho, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique obstruído nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. A asfixia pode levar a consequências graves como a parada cardiorrespiratória e levar a morte. Com este treinamento, tanto os Guardas Municipais e os professores podem prestar um atendimento emergencial que possa acontecer”, explicou o vereador.
Dados recentes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) estimam que 15 bebês morreram engasgados por dia, em 2022. Já um estudo mais abrangente do Sistema Único de Saúde (SUS), mostrou que entre 2009 e 2019, o número de mortes por engasgo notificados em crianças de zero a nove anos de idade, no Brasil, foi de 2.148 óbitos. Do total de mortes, 72% foram bebês menores de um ano, e 21,6% crianças de um a quatro anos.
POSTO MÓVEL DA GUARDA MUNICIPAL
Em outra indicação, o vereador Edson Peroba solicitou ao Poder Executivo a instalação de um posto móvel da Guarda Municipal no Parque Tobogã, localizado no bairro Vila Julieta. “A proposta tem o objetivo de proporcionar a segurança dos moradores e munícipes que frequentam o referido parque diariamente. Com a presença de agentes da Guarda Municipal nas proximidades, o atendimento a qualquer chamado de socorro será feito no menor espaço de tempo possível”, explicou o parlamentar.