VALENÇA
Os produtores que moram e trabalham em Santa Isabel do Rio Preto, distrito de Valença, estão há oito dias sem energia elétrica. O problema tem causado inúmeros prejuízos devido à perda de produtos que precisam ser armazenados em temperatura adequada.
O distrito é conhecido como um dos grandes produtores de leite da região. Os trabalhadores rurais são responsáveis pelo fornecimento do produto para grandes cooperativas que abastecem as cidades do Sul Fluminense.
O produtor rural, Jorge Labrego, de 47 anos, conta em entrevista ao A VOZ DA CIDADE que com a falta de energia em apenas um dia ele perdeu mais de 140 litros de leite. Um prejuízo de mais de R$ 300 reais. “Estamos tendo que tirar o leite da vaca de forma manual e correr para conseguir armazenar em algum lugar que tenha luz. Agora, em época de chuva, fica ainda mais difícil fazer esse percurso de carro e com todo esse processo a qualidade do leite diminui e fica ainda mais difícil conseguir um bom valor por ele”, explicou.
Elvis dos Santos, de 43 anos, é funcionário de uma agroplanta em Santa Isabel do Rio Preto. Ele explica que com a falta de luz mais de 100 litros de leite, 30 queijos e engradados de cerveja foram perdidos. “Nunca ficamos tanto tempo sem luz. Estamos tendo que comprar gelo para conseguir armazenar alguns alimentos. Fora os produtos que perdemos, tivemos que suspender a venda de pastel e caldo de cana. Só estamos abrindo a loja na parte da manhã e assim que começa a escurecer precisamos fechar. O prejuízo está sendo imenso”, disse.
Além da perda dos produtos, a qualidade de vida dos produtores e dos animais das fazendas está sendo prejudicada. Anelisa Ozório, de 44 anos, mora com o marido e os dois filhos e disse que eles estão usando a água da piscina para conseguir tomar banho e realizar as necessidades básicas de higiene. “Estamos esquentando a água da piscina, que está suja e com cloro para conseguir tomar banho. Meu marido e meus filhos limpam o curral e depois quando estão doidos para tomar um banho de maneira digna, precisam se lavar com a água da piscina e dormir a noite toda com cloro no corpo. Além disso, temos vários animais aqui, galinha, porco e até um canil, todos estão sobrevivendo da água da piscina. Não temos como lavar o curral, nem o canil, nada”, contou.
Posicionamento da Light
O A VOZ DA CIDADE entrou em contato com a Light, empresa responsável pela energia, e solicitou um posicionamento sobre o problema. Em nota, a empresa informou que não há previsão para que o problema seja resolvido. “A Light informa que está atuando em trechos do Distrito de Santa Isabel, em Valença, desde a madrugada de sábado, em função de ocorrências provocadas por fortes chuvas que derrubaram galhos e árvores sobre a rede elétrica no local. Neste momento, equipes trabalham no local para finalizar os atendimentos aos clientes, mas, devido às chuvas e à geografia da região, os profissionais estão com dificuldade para acessar a rede elétrica, o que impacta a agilidade no atendimento”, informou a nota.
Ainda de acordo com a empresa, por ser uma região densamente arborizada, programou para a primeira semana de janeiro uma série de podas para diminuir as ocorrências e melhorar a qualidade do fornecimento de energia. “É importante ressaltar que a Light zela pela qualidade do fornecimento de energia e para isso possui equipes que realizam podas e ramos de vegetais em contato com a rede elétrica. Mas fica a cargo dos municípios realizarem o planejamento arbóreo de suas cidades. Nesse contexto, podemos estabelecer estratégias em conjunto, alinhando sinergias e oportunidades sobre o tema”, disse a nota.