RIO/SUL FLUMINENSE
Em recente pesquisa apresentada pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) com base nos registros das delegacias de todo o Estado do Rio de Janeiro, foi divulgado que em 2022, entre janeiro e outubro, ocorreram 20.427 casos de roubos de veículos. Só em outubro foram 2.451. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 3% em relação ao acumulado do ano e aumento de 30% em relação ao mês. O A VOZ DA CIDADE apurou dentro da pesquisa que na Região Sul Fluminense houve uma queda no número de casos. Ano passado, nos dez primeiros meses, foram 132 registros; este ano, no mesmo período, foram 116.
Apesar dos recentes casos divulgados, Volta Redonda, que este ano continua como a cidade da região onde ocorreu o maior número de registros, teve também uma queda. Na cidade do Aço, foram 35 casos este ano e anteriormente, foram 41.
No contraponto de Volta Redonda, cidades como Valença, Rio das Flores, Piraí, Vassouras, Miguel Pereira e Engenheiro Paulo de Frontin, não registraram nenhum caso. Enquanto isso, Mendes, Itatiaia e Porto Real tiveram um caso cada uma das cidades. Registraram dois, também cada, Pinheiral, Paraíba do Sul e Sapucaia. Já Barra do Piraí teve três, Paracambi quatro, Paraty cinco e Rio Claro seis. Resende e Comendador Levy Gaspariam registraram sete casos cada. Mangaratiba e Angra dos Reis tiveram 11 registros cada município. Em segundo lugar no ranking deste ano, ficou Barra Mansa, com 18 ocorrências.
No ano passado, Barra Mansa teve três casos a menos, registrando 15 casos, mas ficou em terceiro lugar. Angra dos Reis ficou em segundo, com 20. Paracambi teve dez. Comendador Levi Gaspariam e Mangaratiba tiveram oito casos cada; Paraty teve seis, Resende teve cinco, Barra do Piraí quatro, Piraí teve três, Vassouras, Itatiaia e Rio Claro tiveram dois registros cada. Um caso foi registrado (em cada um dos municípios) em Valença, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Porto Real, Pinheiral e Sapucaia. Não ocorreu registro de roubo de carro em 2021 nas cidades de Rio das Flores, Miguel Pereira e Mendes, sendo que as duas primeiras cidades também não tiveram casos de ocorrências nas suas respectivas delegacias, 92ª Delegacia de Polícia e 96ª DP.
Sobre a pesquisa, o A VOZ DA CIDADE conversou com o 5° Comando de Policiamento de Área (CPA), sob o comando do Coronel Marcelo Moreira Malheiros. Ele explicou que a PM está atuante para combater a criminalidade nos diversos pontos dos municípios. Lembrou que na maioria dos casos, os bandidos têm agido em grupo, utilizando de outros carros, para agirem rápido, em situações onde há pouca movimentação, como em semáforos, ou quando as vítimas estão entrado nas garagens das residências. “É preciso ficar atento nesses momentos e se houver qualquer tipo de crime, acionar imediatamente a Polícia Militar para que possamos localizar os criminosos e rever o bem levado”, disse Malheiros, lembrando que no início desta semana, a PM conseguiu recuperar um carro roubado no Vila Mury, em Volta Redonda, momentos depois do assalto e prender um dos ladrões. “Na última semana, também recuperamos um carro roubado em Volta Redonda. Ele foi localizado em Barra Mansa em ação rápida dos nossos policiais”, completou.
O 5° CPA coordena o 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Volta Redonda, responsável também pela segurança de Barra Mansa, Rio Claro Pinheiral; o 37° BPM de Resende, atuante também em Quatis, Porto Real e Itatiaia; o 10° BPM de Barra do Piraí, Piraí, Paty do Alferes, Valença, Vassouras, Miguel Pereira e Mendes; o 33° BPM de Angra dos Reis, atuante também em Paraty e Mangaratiba e a 2ª Cia Independente da PM de Paraty.