ITATIAIA
Agentes de Combate a Endemias e da Vigilância Ambiental participam até a próxima sexta-feira, dia 9, de uma capacitação e atualização sobre sobre as teorias para o enfrentamento ao Aedes aegypti, principal transmissor das Arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya, seguindo normativas, portarias e técnicas atuais. O treinamento é promovido pela Secretaria de Saúde do município, por meio da Direção de Vigilância em Saúde e da Coordenação de Vigilância Ambiental.
Ao todo participam 30 pessoas, sendo 23 agentes de Combate às Endemias (AGE) e outros sete funcionários da Vigilância Ambiental do município.
A capacitação em Controle Químico da Dengue acontece no Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto até o dia 9. O treinamento segue, entre os dias 12 e 16 deste mês. A atualização é ministrada pelos técnicos da Área de Controle de Vetores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Alexandre Corrêa; Marcelo Paixão; Alexandre Lacerda e Paulo José Monteiro.
A diretora de Vigilância em Saúde de Itatiaia, Rafaela Cotrim; o coordenador de Vigilância Ambiental, Rafael Rezende de Carvalho; o coordenador da Vigiágua, Vigisolo, Vigidesastres e Programa de Saúde do Trabalhador, Álvaro Bebiano dos Santos e o supervisor Geral de Vigilância Ambiental, Egnaldo Pereira da Silva, são os técnicos da Prefeitura de Itatiaia que deram suporte para a capacitação.
“Na segunda semana de capacitação, entre 14 a 16, a ideia é colocar em prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula, com ênfase nas ações de bloqueio com equipamento costal motorizado e vistoria e tratamento nos Pontos Estratégicos”, informa diretora de Vigilância em Saúde de Itatiaia, Rafaela Cotrim.
No dia 14, haverá ainda uma palestra sobre a importância da integração entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE), com a presença da diretora de Atenção Básica, Andreza Vidal. “Vale ressaltar o apoio do Secretário Municipal de Saúde, Luiz Eduardo Rodrigues Saldanha, que prontamente disponibilizou todo o suporte necessário para o treinamento dos ACE municipais”, disse Rafaela.