A Central Geral de Compras (CGC) da prefeitura fez ontem a homologação da licitação da compra dos ônibus elétricos. A tomada de preço, por meio de pregão eletrônico, tem a validade de 12 meses. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo informou que os veículos devem chegar ainda neste primeiro semestre para que seja iniciada a segunda etapa do projeto Tarifa Comercial Zero. Serão comprados três ônibus elétricos. Durante três meses um ônibus elétrico ficou em teste na cidade.
No edital, além de que os ônibus sejam elétricos, a prefeitura exigiu uma garantia de 20 anos ao município. “É um patrimônio ecologicamente correto, com baixo custo de manutenção de pneus e de energia elétrica. Isso não tem nem comparação aos veículos que utilizam combustíveis fósseis. O projeto Tarifa Comercial Zero vai beneficiar a economia da cidade, já que vai circular nos principais centros comerciais da cidade (Vila Santa Cecília, Aterrado, Retiro e Avenida Amaral Peixoto)”, comentou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.
Quanto a cidade tiver os três ônibus elétricos o tempo de espera dos passageiros nos pontos será de 20 a 25 minutos. O veículo conta com wifi, ar-condicionado, carregador de celular e velocímetro exposto ao passageiro. Na primeira etapa do Tarifa Comercial Zero, o percurso tinha de 12 quilômetros e a autonomia da bateria do ônibus elétrico é de 400 quilômetros. “Queremos que a população deixe o carro em casa para vir aos centros comerciais de ônibus elétrico. Será bom para o meio ambiente, bom para a economia e bom para a população. Estamos dando esse exemplo antes de outras modificações no trânsito”, finalizou Samuca Silva.