BARRA MANSA
O vereador Vicente de Paula Ferreira Júnior, o Pissula (PV), é autor de um projeto de lei que autoriza o Poder Público a implantar o Centro de Atendimento à Criança na cidade. Esse local prestaria assistência às crianças em diversas especialidades e subespecialidades que atuam em conjunto com a pediatria, desenvolvimento ações de promoção, prevenção e recuperação no processo saúde-doença. Ele ainda seria responsável por investigação científica e tecnológica, promovendo ainda assistência especializada nas diversas fases do desenvolvimento a partir dos 28 dias de vida até a adolescência. O projeto ainda não foi votado em plenário, aguarda parecer das comissões.
Segundo o vereador, com o projeto aprovado em plenário e a lei sancionada pelo prefeito Rodrigo Drable, será possível a criação do Centro de Atendimento à Criança em qualquer unidade já existente de forma imediata, mas não está descartado que haja um espaço físico dentro do Hospital Municipal que será instalado no antigo Hospital Menino Jesus de Praga.
“O projeto de lei, que atribui ao Poder Executivo a instituição do Hospital da Criança no município de Barra Mansa, tem o intuito de garantir proteção à vida e à saúde, consubstanciado na efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”, disse, ressaltando a importância de um local de atendimento exclusivo para as crianças.
Pissula afirmou que a melhoria na qualidade do serviço hospitalar, notadamente o pediátrico, haverá redução de custos no sistema de saúde da cidade. “O projeto ainda ressalta a necessidade da criação do hospital da criança no município de Barra Mansa, garantindo, assim, o prolongamento da vida daqueles que padecem de enfermidades, fazendo com que o direito à saúde, enquanto direito fundamental, tenha a total efetivação conforme os ditames constitucionais”, finaliza.