BARRA MANSA
Como parte das atividades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) os assistidos pelo local participaram nesta terça-feira, dia 25, de uma roda de capoeira no Corredor Cultural.
De acordo com a psicóloga do local, Vivian Fonseca, a intenção é inserir o paciente no âmbito social. “São tratamentos não invasivos, que dão dignidade e caminho para exercer a cidadania, além da inserção na sociedade. Temos várias oficinas em ambiente externo justamente para trabalhar a dignidade e o retorno da cidadania”, cita.
De acordo com ela, todas as quartas-feiras os assistidos participam do projeto Portas Abertas em parceria com o UBM, onde realizam caminhadas e pique nique, na instituição de ensino, já as sextas-feiras, a caminhada ocorre em outros pontos do município. “Temos também oficinas dentro da Biblioteca, temos oficinas de arte em parceria com a Fundação de Cultura, de música, capoeira. O efeito de tudo isso é a diminuição da medicação, e o paciente pode expressar seus sentimentos através de todas essas oficinas”, analisa.
Ela ainda informa que pacientes do Caps são encaminhados através da rede municipal de saúde, além de demanda livre. O Caps fica na Rua Cristóvão Leal, nº 43, centro, atendendo a pessoas com grande sofrimento psíquico. O local é coordenado por Nairá Antunes e o programa de saúde está sob coordenação de Maria Elvira.