>
a voz da cidade 970 x 150 px

Projeto Serenata Tupi acontece hoje em Volta Redonda

Por Mônica Vieira
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA

Às 20 horas de hoje, dia 19, acontece em Volta Redonda o projeto Serenata Tupi. O evento contará com a participação do compositor e ambientalista Sérgio Vieira e participação especial de Rodrigo Vieira na percussão. Aberto à comunidade, o projeto acontecerá na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus Aterrado.

Segundo os organizadores, o evento visa compartilhar, no meio acadêmico e comunidade, através de uma Palestra-Concerto, os resultados do projeto de implantação de escolas indígenas realizado na Amazônia pelo compositor e ambientalista Sérgio Vieira junto à etnia indígena Parakanã (Tupi), através do Programa Parakanã (Convênio Eletronorte-Funai).

Ele explica que nesse projeto, utilizou a música como um dos principais recursos metodológicos (os indígenas escreveram poemas no próprio dialeto, os quais foram musicados por Sérgio Vieira com ritmos da MPB). “O que revolucionou, não só a escola, como também toda a comunidade indígena, que esteve ameaçada de extinção nas décadas de 60 e 70 e que, a partir desse trabalho, retomou o crescimento demográfico com sustentabilidade, sendo que a sua população, passou de 380 (1992) para 1500 habitantes atualmente”, explicou Sérgio.

O projeto Serenata Tupi foi selecionado em 2021 no Edital Retomada Cultural II da SECEC-RJ (Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro), contando, portanto, com o patrocínio do Governo do Estado do RJ.


Acompanhado por seu violão e pela percussão de Rodrigo Vieira, durante aproximadamente 1 hora, Sérgio aborda os principais aspectos da sua importante experiência de vida junto ao povo Parakanã, transitando por temas como: educação, música, história, diversidade cultural e sustentabilidade.

O público poderá participar fazendo perguntas e comentários ao final da apresentação.

Compositor e Ambientalista, Sergio Vieira é natural de Volta Redonda e viveu na Amazônia durante cinco anos pesquisando a cultura do povo indígena Parakanã, através do Convênio Eletronorte-Funai.

Nos últimos anos ele vem compartilhando os resultados da sua convivência com os povos indígenas através de palestras-concertos, projetos culturais, educativos e exposições fotográficas em diversas instituições públicas e privadas.

Atualmente, entre outros projetos, prepara-se para o lançamento do livro “Vozes Silenciadas – Povos Indígenas no Rio de Janeiro” – Editora Estação das Artes e o single duplo “Sérgio Vieira” – Gravadora Estação das Artes, incluindo a música Awaeté (Gente de Verdade), composição feita em parceria com o guitarrista Toninho Horta e “Milagre das Águas”, composição de sua autoria feita em homenagem ao Rio Paraíba do Sul.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos