VOLTA REDONDA
De acordo com o resultado da sondagem sociopolítica, realizada pelo Movimento Pela Ética na Política (MEP) entre os dias 5 e 8 de setembro, a poluição é a maior preocupação da população. De forma híbrida e com a finalidade de conhecer a percepção dos moradores sobre questões sociopolíticas da cidade, além da poluição, outras três preocupações que os entrevistados apontaram na sequência foram o transporte público, a saúde e o emprego.
Ainda de acordo com o resultado, 35,80% dos moradores de Volta Redonda que responderam a pesquisa acreditam que a eleição pode provocar mudanças no cenário da cidade. O diretor de Ensino do MEP, Davi Souza, e a professora e colaboradora do MEP, Ana Paula Vasconcelos, colaboradora do MEP, estão entre os colaboradores que apoiaram a realização da sondagem. Informaram que, de acordo com o resultado em percentagem remota e presencial, 20 moradores tiveram envolvidos em 80 bairros de Volta Redonda.
Em relação à pergunta se o entrevistado é nascido em Volta Redonda,72,90% responderam sim e 27,80% disseram não. Sobre o que mais gosta na cidade, as respostas mais dadas foram o povo e sua história, o shopping e o amor à cidade. Em relação ao maior problema de Volta Redonda, a maioria citou que a eleição poderá provocar mudanças no cenário da cidade, sim (35,90%), não (11,60%), talvez (45,00%) e não sabem (7,50%).
PERFIL DOS ENTREVISTADOS
De acordo com o perfil dos entrevistados, até 15 anos (4,80%), 29 (34,40%), 30 – 50 (27,20%), 51 – 59 (19,10%), mais de 60 (14,70%), em relação ao gênero dos entrevistados (45,30%) masculino, (53.40%) feminino e (1,30%) outros. Sobre a escolaridade dos ouvidos, (9,40%) disseram que têm Ensino Fundamental, (54,70%) Ensino Médio (54,70%) e (35,90%) Curso Superior.
O coordenador geral do MEP, José Maria da Silva, o Zezinho, informou que a pesquisa aos 320 moradores, homenageou o Bicentenário da Independência, em meio ao cenário eleitoral, captura desafios importantes para os futuros eleitos no âmbito executivo e legislativo. Explicou ainda que pelo fato dos moradores terem respondido sobre a eleição, o Movimento irá discutir a possibilidade da realização de um encontro com os deputados eleitos pela região para um bate papo sobre as preocupações dos moradores. Ressaltou ainda que, o último encontro com eleitos aconteceu depois das eleições de 2018. Na ocasião, três dos cinco eleitos da região participaram. Disse ainda que os dados da sondagem oferecem pontos relevantes para reflexão dos candidatos aos diferentes cargos nas eleições deste ano. “A sondagem em 2019 registrou cinco pontos, na ordem, manutenção da cidade, saúde, meio ambiente, desemprego e transporte”, disse.
O ecologista e coordenador da equipe socioambiental do MEP, diante do resultado da sondagem, analisou que os dados, sem dúvida, oferecem pontos relevantes para reflexão dos candidatos aos diferentes cargos e também para o poder público local. “A percepção da população dá a clara dimensão de pertencimento à cidade, quando faz o reconhecimento ao povo e sua história, o destaque para o shopping, o amor à cidade e outras percepções, que não deixam de lado às críticas quanto a poluição, problemas com o transporte público, a saúde, fatos que remetem às autoridades atentarem às percepções mais citadas”, concluiu Fernando.