RIO CLARO
Com o objetivo de promover o encontro do público com o universo dos livros, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro, realiza neste sábado, dia 27, a Feira São João Marcos de Literatura. A feira tem entrada gratuita e funciona entre 10 e 16h30min.
A antiga cidade de São João Marcos revelou personalidades no segmento das palavras, tanto que lançou para o mundo ‘três filhos’ talentosos na escrita e membros da Academia Brasileira de Letras: Fagundes Varela, Ataulfo de Paiva e Alfredo Pujol.
A programação, que começa já pela manhã, inclui um bate-papo com a escritora Mônica Melanie, natural de Volta Redonda, que vai autografar seu livro de poesia ‘Tantos (re)versos’ (RH Soluções Artísticas). As próximas paradas serão nas oficinas criativa e de leitura dramática; seguindo para o lounge literário, espaço de criação coletiva. Por fim, mas não menos importante, será realizada uma visita teatralizada com o ator Ivan Portugal, integrante do Grupo Literário e Artístico de Rio Claro (Glarc), recitando poemas.
Aqueles que não desejarem participar das oficinas, podem aproveitar outras atividades, como sorteio, ‘Troca-Troca de Livros’, fazer uma visita livre pelas ruínas e colher os ‘Frutos Literários’ pelo caminho (mensagens penduradas nos galhos das árvores), com trechos das obras de Ascendino Dantas, Alfredo Pujol, Ataulfo de Paiva e Fagundes Varela.
O Parque não exige mais agendamento prévio para a visita, mas as medidas de segurança sanitária permanecem. Admite-se exclusivamente público que esteja com esquema vacinal contra a Covid-19 em dia (ou seja: todas as doses, considerando a idade da pessoa e o calendário de vacinação) e pede-se o uso de máscara no Centro de Memória. Pontos com álcool gel continuam disponíveis.