VOLTA REDONDA
O Instituto Dagaz é finalista na categoria ‘Quem Faz Diferente’, da 8ª edição do Prêmio Atitude Carioca 2022, realizado pela Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj). Concorrem ao Prêmio, empresas, instituições, personalidades e pessoas comuns que implementaram ações de fomento ao crescimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
Para Marinez Fernandez, presidente do Dagaz, ser finalista de um prêmio tão importante com uma instituição que está localizada no interior do Estado, traz orgulho e honra para toda equipe do Dagaz. “É uma honra para nós sermos finalistas desse prêmio, nos faz acreditar que todo esforço vale a pena. Agradeço a toda equipe, comunidade, integrantes dos projetos por ser um elo forte nessa corrente de responsabilidade social. A final e a cerimônia de premiação acontecerão no mês de setembro. Vamos torcer por Volta Redonda”, informa.
Ainda segundo ela, nos últimos dois anos atípicos de pandemia e pós pandemia a instituição sobreviveu com dificuldades. “Porém conseguiu atravessar bem, manter o atendimento principalmente as crianças e adolescentes da periferia através parceiros como a Secretaria de Estado de Educação- Núcleo Regional de Educação, Rio Solidário, Instituto da Criança, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e de empresas com a NTS Nova Transportadora do Sudeste, tivemos ações diretas na comunidade para minimizar os impactos econômicos e sociais em nossa comunidade assim como os editais dos Fundos Municipal e Estadual de Cultura”.
Quinze anos
O Instituto Dagaz está em atividade há 15 anos no território do complexo Santo Agostinho, com atuação em todo estado promovendo cultura e cidadania para as comunidades da periferia. Dentre as ações desenvolvidas destacam-se: A Bienal do Livro de Volta Redonda, cuja a quarta edição em 2021 foi realizada de forma 100% virtual de vido a pandemia do Covid-19; Cinestesia (projeção de filmes em escolas e praças públicas de nove cidades do Sul Fluminense) e aulas de balé, teatro, futsal e circo entre outras atividades, culturais e esportivas para crianças e adolescentes na sede da instituição.
A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros destaca a importância de apoiar o prêmio Atitude Carioca. “O prêmio Atitude Carioca tem se tornado cada vez mais tradicional. E poder apoiar este evento, ainda mais neste momento de retomada das atividades em todo o estado, ressalta o papel da Secretaria de incentivar atividades, projetos e pessoas que trabalham a favor da cultura e da economia criativa em território fluminense”, afirma.
O Instituto Dagaz está localizado no Ciep 299 (Jiulio Caruso), no bairro Santo Agostinho em Volta Redonda, e-mail [email protected], telefone: (24) 999997732.