RESENDE
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) comemorou o Dia do Soldado, celebrado nesta quinta-feira, dia 25, com a entrega de medalhas, formatura e uma exposição de blindados no Calçadão da Avenida Albino de Almeida, em Campos Elíseos. A data comemora também o nascimento do Patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias, que nasceu em 25 de agosto de 1803, em Porto da Estrela, Rio de Janeiro, atual município de Duque de Caxias.
As atividades começaram no período da manhã com a formatura no Pátio Duque de Caxias. O comandante da Aman, general João Felipe Dias Alves recepcionou os convidados. Entre eles, o antigo vice-chefe do Departamento de Engenharia e Construção, general de Divisão Carlos Norberto Lanzellote; o gerente do Projeto Marechal José Pessôa, general de Brigada, Wagner Oliveira Gonçalves, o prefeito, Diogo Balieiro Diniz e o juiz da 2ª Vara Cível e diretor do Fórum da Comarca de Resende, Hindenburg Kohler Brasil Cabral Pinto da Silva; além de estudantes e professores Colégio Estadual Aníbal Benévolo e Escola Municipal Santa Maria, de Resende e Escola Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, de Itatiaia.
A cerimônia contou com o hasteamento do Pavilhão Nacional. Em seguida, foi feita a entrega de medalhas a cerca de 90 militares em reconhecimento pelos serviços prestados pelos profissionais das Armas. Dentre as medalhas, destaca-se a do Pacificador, que coroa a celebração da data natalícia do insigne patrono do Exército, o Duque de Caxias.
“Sabemos que a vitória de vocês e também a vitória de suas famílias. Reconhecimento mais do que merecido”, destacou o comandante da Aman, general João Felipe Dias Alves que, em seguida, fez a leitura da Ordem do Dia em homenagem a Duque de Caxias. Ao final, a tropa desfilou em continência ao comandante da Aman.
Já no período da tarde, a Academia realizou uma exposição de viaturas e equipamentos de uso do Exercito, no Calçadão da Avenida Albino de Almeida, no bairro Campos Elíseos. A Banda Sinfônica da Aman também fará uma apresentação.