Bolsonaro estará em Resende neste sábado

0

RESENDE

O presidente Jair Bolsonaro deverá participa neste sábado, dia 20, da solenidade de entrega de Espadim aos cadetes da Turma Dom Pedro II, da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Ao todo, 395 Cadetes do 1º ano da Academia vão receber a réplica reduzida da Espada de Duque de Caxias. A cerimônia será realizada às 11 horas, no Pátio Tenente Moura. Até o fechamento desta reportagem o Planalto não havia informado o dia e o horário de chegada do presidente, cuja agenda ainda não contém nenhum compromisso formal a ser cumprido em Brasília.

A réplica reduzida da Espada de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, será entregue aos 395 cadetes, sendo 362 do sexo masculino e 33 do sexo feminino. Os cadetes são oriundos de todo o Brasil e de Nações Amigas. Do efetivo de cadetes, 209 da Região Sudeste, 52 do Sul, 73 do Nordeste, 31 do Centro-oeste e 15 do Norte. Quinze cadetes de Nações Amigas, sendo todos do segmento masculino, sendo um da Bolívia, três da República dos Camarões, dois da República Cooperativa da Guiana, um da República de Guiné-Bissau, dois da República da Namíbia, um da República do Paraguai, três de Senegal e dois do Vietnã.

Ao todo 395 cadetes de todo o Brasil e de Nações Amigas receberão a réplica da espada de Duque de Caxias-Arquivo VC

Para chegarem até o Espadim, os cadetes do 1º ano já passaram por diversas etapas. Sendo a primeira delas, o período de nivelamento e a última, a Operação Henrique Lage. Além disso, para que a solenidade do Espadim seja perfeita no dia do evento, os cadetes passaram por  uma semana intensa de treinamento no Pátio Tenente Moura.

O cadete destaque da turma Dom Pedro II é Lucas Cremonese Jaeger, de 20 anos. Natural de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, o cadete vai receber o Espadim das mãos de Jair Bolsonaro. Em seguida, os cadetes receberão de seus padrinhos e madrinhas o Espadim.

Em seguida, os cadetes receberão de seus padrinhos e madrinhas o Espadim e proferirão o juramento.

SOLENIDADE

Realizada desde 1932, a cerimônia repete-se, anualmente e considerada um dos mais significativos ritos na vida dos cadetes. Esta é a primeira vez que os cadetes vestem o uniforme histórico.

Instituída pelo Marechal José Pessôa, idealizador da Aman, a miniatura da espada invicta de Caxias tornou-se o símbolo mais importante do Cadete. Trata-se do primeiro troféu a ser conquistado pelo futuro oficial e o último a ser devolvido por ele ao Exército. A miniatura fiel, com 60 cm de comprimento, é o símbolo da honra e servidão militar dos futuros oficiais, pois representa o patriotismo, a cultura, a energia, a bravura e o altruísmo do patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias.

Deixe um Comentário