VOLTA REDONDA
Foi oficializado na terça-feira, 2, em convenção, a pré-candidatura de Raone Ferreira, professor volta-redondense. Ele lança seu nome para Câmara Federal pelo PSB. A convenção foi realizada na sede do diretório estadual. Raone defende o investimento de 10% do PIB em educação e a democratização do novo Plano Nacional de Educação em 2024.
Outro projeto é transformar em lei nacional uma medida aprovada na Câmara de Volta Redonda durante seu mandato temporário. Trata-se do projeto “De Olho na Fila”, que trona público e transparente a fila de espera para exames, consultas, medicamentos e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS), além de combater a intervenção de interesses políticos na fila de espera. Outra proposta de Raone Ferreira é a implementação do gabinete compartilhado com outros deputados para economizar recursos públicos e potencializar os trabalhos.
O pré-candidato aponta ainda o envio de emendas parlamentares destinadas para a saúde e educação do Sul Fluminense, se eleito. Em breve lançará 40 propostas centrais do seu plano legislativo. “Disputar uma eleição com poucos recursos é algo desleal, mas também motivador no sentido de envolver as pessoas que acreditam que dá pra fazer diferente na política. Será uma campanha feita com mais de 300 voluntários já cadastrados e um apoio popular massivo. Vamos fazer uma campanha baseada em projetos, ideias e causas, envolvendo amplos setores da sociedade e dialogando com todos. O país precisa de lideranças comprometidas com o desenvolvimento, e trabalharemos nesse sentido. Assim como fiz durante a minha passagem pela Câmara de Vereadores, trabalharemos para fiscalizar o poder executivo, seja qual for o candidato eleito a presidente do Brasil”, declarou.
Como vereador em Volta Redonda, de dezembro de 2021 a abril de 2022, Raone encaminhou mais de 100 ofícios para diversas secretarias, relacionados a temas como saneamento básico, educação, pavimentação, segurança e defesa dos animais. Todas as 46 Unidades Básicas de Saúde do município foram fiscalizadas presencialmente pelo ex-vereador. Um relatório foi protocolado ao Ministério Público a partir de 125 denúncias realizadas pela população, através de formulário virtual, sobre a violação de direitos à educação. Dentre os oito projetos de lei protocolados, dois foram aprovados: a lei “De olho na fila”, além da lei para a implementação do atendimento em Libras e Braille em todos os serviços públicos e conveniados do município.
Raone é professor há dez anos de história em escolas da região. Foi um dos alunos selecionados entre 12 mil inscritos para participar da escola de liderança política RenovaBR, em 2020. Também é fundador do projeto PraJá, movimento de renovação política e formação de lideranças em Volta Redonda e cofundador do canal de podcasts ‘Sobre História’.