RIO DAS FLORES
No domingo, dia 3, a Polícia Ambiental recuperou pássaros em cativeiro em ação, decorrente de denúncia anônima, em Rio das Flores.
O fato ocorreu na Rua São José, no bairro Sebastião de Lacerda, segundo registro na 92ª Delegacia de Polícia (DP). A equipe lotada na 2ª Unidade de Polícia Ambiental recebeu informações sobre o endereço, localizando o imóvel e sendo recebida pelo proprietário. No local foram encontrados 19 pássaros da fauna silvestre sem anilhas, sendo eles cinco trinca-ferros, dois papa bananas, cinco coleiros, dois tico ticos, um canário da terra, três curiós e um chanchão.
Diante dos fatos, foi confirmado crime ambiental conforme o artigo 29° da lei 9.605/98, onde os animais foram recolhidos e o dono deles foi conduzido a 92° DP para registro da ocorrência.
Os animais foram apreendidos e encaminhados ao Parque Estadual Serra da Concórdia para soltura e o homem irá responder, em liberdade, pelo crime.
O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais através do telefone 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.