BARRA MANSA
O vereador Vicente de Paula Ferreira Júnior, o Pissula (PV), é autor do projeto de lei que Cria o Programa Municipal de Equoterapia na cidade para pessoas carentes, com deficiências físicas ou mentais, ou distúrbios comportamentais, ou vítimas de acidentes de trânsito. “Caracterizando-se por se um recurso terapêutico, a equoterapia, utiliza o cavalo como instrumento cinesioterapêutico, numa abordagem interdisciplinar nas áreas de equitação, saúde e educação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais; recurso este, reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina em 9 de abril de 1997”, disse o vereador.
O projeto determina que o programa será coordenado pela Secretaria de Saúde. Prevê que as deficiências que constam na iniciativa são: síndrome de Down; paralisia cerebral; autismo e má formação do cérebro e congêneres; os distúrbios comportamentais são agressividade e hiperatividade.
Pissula afirmou que a equoterapia é um recurso complementar no tratamento de pacientes neurológicos, que resultam em melhoras físicas, emocionais, sociais e educativas. “Para as pessoas com deficiência, o cavalo torna-se uma experiência nova e um desafio estimulante, o mesmo passa a não perceber que está praticando reabilitação. A equoterapia possibilita o desenvolvimento global, o ajustamento pessoal e a independência, em igualdade de condições com os demais cidadãos, consideradas as diferenças individuais, posto a mister inclusão das pessoas com deficiência”, conclui.
18