RESENDE
A abertura de um abrigo adicional no município está sendo comemorada pelo vereador Wilson Nunes Duarte Júnior, o professor Wilson (PL). Equipado com colchões e cobertores, o Espaço Z, localizado no Centro da cidade, começou a ser usado temporariamente para receber pessoas em situação de rua durante as frentes frias. A medida é uma resposta do Poder Executivo à indicação nº3.571/2022, de autoria do vereador professor Wilson, que pede a abertura de um segundo abrigo na cidade para atender ao aumento da demanda.
Segundo o parlamentar, a queda da temperatura e a crise econômica fizeram a procura pelo serviço crescer. “A busca por um lugar para dormir normalmente aumenta nesta época do ano, mas está se tornando ainda maior por conta da situação econômica do país”, aponta professor Wilson.
Para o vereador, a iniciativa pode salvar vidas. “Sabemos que pessoas que vivem nas ruas podem até mesmo perder a vida devido às baixas temperaturas dessa época do ano. Não podemos ser negligentes diante dessa realidade”, argumenta professor Wilson.
O serviço oferecido no Espaço Z ficará disponível para quem estiver cadastrado no Centro Pop, no Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas (Caps Ad), Consultório na Rua ou Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). Pessoas não cadastradas, por sua vez, devem passar por uma entrevista na chegada ao local para avaliação.
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, informou que a demanda por esse tipo de abrigo aumentou cerca de 30% na cidade nos últimos dias.
Vale destacar, que o Acolhimento Institucional é o único abrigo oficial permanente no município voltado para essa parcela da população. A unidade fica na Rua Pedro Braile Neto, no Centro Histórico da cidade, localizado próximo à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.
EQUIPAMENTOS PARA HOSPITAL PÚBLICO VETERINÁRIO
A aquisição de cadeiras e mesas para o Hospital Público Veterinário de Resende foi solicitada pelo vereador professor Wilson. “A unidade hospitalar necessita de cadeiras e mesas para melhor atender os munícipes, bem como para alocar computadores e materiais para realizar suas pesquisas e trabalhos de forma plena. Considerando que destinei emenda impositiva para o Hospital Veterinário, a aquisição de mesas e cadeiras vai ofertar um melhor atendimento e possibilitar pesquisas e exames sem impedimentos físicos”, argumentou o parlamentar.