ITATIAIA
A secretária de Educação do município, Solange Miranda, disse nesta quinta-feira, dia 26, que a prefeitura vai ampliar o projeto “Foco – Leitura e Escrita”, desenvolvido com o objetivo de sanar dificuldades de aprendizagem de alunos da Escola Municipal Wagner Guimarães, para todas as escolas da rede municipal de Itatiaia.
O projeto “Foco – Leitura e Escrita”, que terá continuidade por tempo indeterminado, foi criado para sanar as dificuldades de aprendizado dos alunos durante a pandemia da Covid-19. “Após análise dos dados obtidos no diagnóstico em leitura, escrita e noções de matemática, foram observadas dificuldades de aprendizagem em um número significativo de alunos da rede. A pandemia de Covid -19 gerou um déficit de aprendizagem em muitos alunos da rede. Esse fato exige um esforço para recuperar a aprendizagem perdida nesse período”, disse a coordenadora dos Anos Iniciais, Glenda Luzmar, informando que o projeto foi um sucesso na unidade escolar.
De acordo com a secretária de Educação, Solange Miranda, o projeto adota ações de recuperação da aprendizagem que levam em conta as dificuldades encontradas pelos alunos. “Para isso, foram propostas atividades lúdicas como dramatizações, jogos interativos, teatro de fantoches, cartazes e outras metodologias que auxiliam no pleno desenvolvimento cognitivo do aluno”, explica Solange, informando que o projeto “Foco – Leitura e Escrita” será ampliado gradativamente nas escolas.
ESTUDANTES VISITAM PREFEITURA
Vinte e quatro estudantes da Educação Infantil, da Escola Municipal Geralda Alves, no bairro Vila Esperança, visitaram nesta quinta-feira, a sede da Prefeitura de Itatiaia. Os alunos com idades de cinco a seis anos, percorreram a sede do Executivo, localizada no Paço Municipal Campo Belo. A atividade faz parte do “Projeto Minha Cidade”, desenvolvido anualmente na escola com os alunos do Maternal, Pré I e Pré II, para mostrar as crianças a rotina da administração municipal e as atribuições de cada setor.
O prefeito Irineu Nogueira, recebeu os pequenos estudantes em seu gabinete. Os alunos aproveitaram para fazer várias perguntas sobre o trabalho do Chefe do Executivo.
A secretária de Educação, Solange Miranda, disse que a iniciativa é desenvolvida neste mês, próximo ao aniversário da cidade, comemorado em 1º de junho. “Os professores desenvolvem atividades ligadas à história da cidade, o que desperta a curiosidade dos alunos em conhecer a prefeitura, o prefeito e o trabalho do governo municipal”, conta Solange.