RESENDE
Os agentes comunitários passaram a utilizar tabletes para agilizar o atendimento da população durante as visitas domiciliares no município. A nova ferramenta, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já está sendo utilizada por cerca de 170 agentes comunitários proporcionando mais segurança e condições de trabalho.
O tablete permite integrar o e-SUS APS, que é uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Primária em todo o país de maneira unificada. A ideia é alinhar os Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde para complementar o processo de trabalho dos agentes e ajudar a qualificar as informações de saúde da população.
O aplicativo é usado para o registro rápido e seguro das visitas domiciliares e o cadastro desses dados permite que profissionais e gestores da atenção primária avaliem e acompanhem a situação do território e as condições de saúde dos cidadãos.
O secretário de Saúde, Jayme Neto, explicou como o novo método pode ajudar nos serviços prestados à população. “Com a utilização dos tabletes, que foram adquiridos em janeiro, os profissionais iniciaram a capacitação em fevereiro e conseguirão, agora, associar a rapidez no atendimento com a praticidade da tecnologia aliada às condições de trabalho. Com a nova ferramenta, a coleta e busca de informações da comunidade se tornou mais ágil sem a utilização das tradicionais fichas de papel, que demandam ainda mais tempo de preenchimento”, informou Jayme.