SIGA E PARE NA RIO-SANTOS
Desde sexta-feira, dia 1, quando ocorreram os incidentes na BR-101, devido às chuvas históricas que impactaram Angra dos Reis e região, as equipes da CCR RioSP atenderam mais de 60 ocorrências críticas e de alta complexidade ao longo dos 270 km da BR-101, que estão sob sua administração, com objetivo de agilizar a liberação de forma parcial ou total e, com isso, melhorar a fluidez do tráfego na rodovia. Nessa semana o Exército Brasileiro chegou para auxiliar no trabalho da concessionária. E ontem a CCR RioSP liberou o tráfego parcial de veículos na BR-101 na região de Angra dos Reis, entre o km 447 e o km 464. Nesses locais, foi implantado o sistema Pare e Siga, com liberação a cada meia hora para o tráfego de veículos. Haverá fechamentos programados de duas horas para a continuidade dos trabalhos das equipes.
MANUTENÇÃO E REFORMA NO PÓRTICO MUNICIPAL
A Prefeitura de Porto Real através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), vem realizando serviços de manutenção e revitalização na Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP). Segundo informações da SMOSP os trabalhos entraram em fase de finalização, entre os serviços realizados pelas equipes estão a retirada de infiltrações, pintura das partes internas e externas. O secretário de Obras, Silvinho, destaca que a realização dos serviços visa oferecer a preservação da edificação, além de revitalizar o Pórtico Municipal na entrada da cidade.
OPERAÇÃO LEI SECA
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), vem apoiando o projeto “Educação no Trânsito – Escola Nota 10”, desenvolvido pela Operação Lei Seca em escolas estaduais de Volta Redonda desde o início desta semana. Nesta semana, o projeto educacional esteve no Colégio Estadual Rio Grande do Sul, localizado no bairro Laranjal.
PALESTRAS
O projeto prevê palestra para alunos do 3º Ano do Ensino Médio, que possuem idade média de 17 anos, seguida da montagem de uma fiscalização em via pública, com a mesma estrutura da Operação Lei Seca, porém de caráter educativo, com alunos participando das abordagens e entregando panfletos de conscientização.
OBRAS EM PRAÇAS
As Praças Brasil e Teixeira Campos, patrimônios da cidade de Pinheiral, serão totalmente revitalizadas em um projeto de obra que abrange também os quiosques e a antiga Estação Ferroviária. Palco de tradicionais festividades pinheiralenses, como o Carnaval e o aniversário da cidade, o empreendimento foi viabilizado por meio do ‘Programa Governo Presente nas Cidades’, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Em suas redes sociais o prefeito Ednardo comemorou e agradeceu aos responsáveis por possibilitar mais essa conquista ao município.
UNIDADES NA BAIXADA DA OLARIA
A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, realizou a primeira reunião com as 64 famílias que ocuparão as unidades habitacionais do conjunto Morada da Felicidade, no bairro Baixada da Olaria. O encontro ocorreu na última quinta-feira, dia 7, no pátio administrativo da Prefeitura, no bairro Jardim Jalisco e contou com as equipes das secretarias municipais envolvidas no projeto. O conjunto habitacional Morada da Felicidade fica situado na Rua Henri Antoine Groués Abbé Pierre. Esta foi a primeira reunião com as famílias contempladas e outros dois encontros ainda estão previstos, em que serão definidos entre os moradores, o síndico e o subsíndico. Além disso, será formulada a legislação condominial. A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Denise de Abreu Manhaes destaca que estas reuniões têm como objetivo informar e treinar as novas famílias sobre a convivência em condomínio e os custos. Assim como elaborar as regras para a moradia no local.
FASE FINAL
As obras de construção do conjunto habitacional Morada da Felicidade já estão em fase final, com previsão de término para o final de maio. As equipes trabalham nas intervenções externas da área de uso comum e acabamento final nas unidades. Após o término das obras, as chaves serão entregues para as famílias.
RUGBY FEMININO E FUTEBOL EM ITATIAIA
Neste sábado, de 9 às 18 horas, acontece no Estádio Municipal Antônio Corrêa, no Centro de Itatiaia, a segunda etapa do Campeonato brasileiro de Rugby XV Juvenil e Adulto Feminino, fase classificação regional. A competição deve reunir cerca de 140 atletas de São Paulo, Minas Gerais e Janeiro, dentre eles participantes de Itatiaia. E quem for prestigiar o evento vai notar uma mudança no visual do campo, que passou esta semana por uma manutenção. O gramado foi aparado e as cadeiras da arquibancada foram limpas, entre outras ações, que melhoraram o aspecto geral do local. Também no sábado, no Estádio Mario Pereira, no Jardim Itatiaia, as categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17 de Itatiaia e do Fúria Futebol Clube, de Quatis, fazem, entre 8h e 12h, jogos amistosos. Segundo a Secretária de Esporte e Lazer, Sonia Barbosa de Sousa, o objetivo é movimentar o cenário esportivo de Itatiaia, em suas diferentes modalidades.
AULÕES DE GINÁSTICA
Com o objetivo de chamar a atenção para a promoção e os cuidados com a saúde, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quinta-feira, 7, Dia Mundial da Saúde, aulões de ginástica com os usuários das Academias da Saúde. O Programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção e produção do cuidado com a saúde. Em Pinheiral, os alunos são acompanhados por profissionais qualificados nas duas unidades com a oferta de aulas de pilates, yoga, ginástica localizada, treinamento funcional, alongamento, ginástica orientada nos aparelhos externos, Jiu-jitsu, balé, dança e treinamento funcional kids.
AINDA HÁ VAGAS
Ainda há vagas abertas para as aulas de alongamento, treinamento Funcional, jiu-jitsu, ginástica localizada, ginástica orientada, yoga, balé e dança. Para se inscrever basta procurar uma das unidades nos endereços: Rua Helena Corrêa de Miranda, 100 – Centro e Beco Arenita Sebastiana, 3.725 – Três Poços com atestado médico e cópia do RG, Cartão SUS e comprovante de residência.
PROGRAMA AMBIENTE JOVEM EM QUATIS
O prefeito de Quatis, Aluísio d’Elias participou na quarta-feira, dia 6, da aula inaugural do programa Ambiente Jovem. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade. A aula inaugural aconteceu no CIEP 492, no bairro Nossa Senhora do Rosário e contou ainda com a participação da diretora do Departamento de Proteção, Conservação e Recuperação, Beatriz Pacheco Alves, representando a equipe da Secretaria de Sustentabilidade e Ambiente e o vereador William Carvalho, também responsável pela colaboração na parceria que levou o programa ao município.
SUSTENTABILIDADE
O Programa Ambiente Jovem tem o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos envolvidos e suas comunidades ao integrar esforços para garantir direitos e promover autonomia, tendo como foco a sustentabilidade e o meio ambiente. O objetivo é o desenvolvimento econômico dos participantes, através de ações integradas com o meio ambiente. “É gratificante poder contribuir com o desenvolvimento desses jovens e possibilitar que tenham um olhar mais sustentável para o mundo”, comentou a secretária de Sustentabilidade e Ambiente de Quatis, Caroline Teixeira Lopes.
LEGISLATIVO ABRIGA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES
Servidores da Câmara Municipal e da Prefeitura de Resende participaram esta semana de uma capacitação sobre os aspectos gerais da nova lei de licitação, de n°14.133/2021. O evento é resultado de uma parceria entre os dois órgãos e ocorreu nos últimos dias 7 e 8 de abril, no Plenário Alceu Vilela Paiva Júnior. O treinamento foi ministrado pelo professor Eduardo Guimarães, mestre em Administração Pública e teve como público-alvo os funcionários públicos que atuam nos processos licitatórios, em especial, na etapa de planejamento das contratações governamentais.
MUDANÇAS
Segundo o professor, a Lei nº14.133/2021 apresenta mudanças significativas na forma de realizar licitações e fazer contratações, demandando maior capacidade de planejamento do setor público. “O prazo para que os órgãos públicos se adaptem termina em 1º de abril de 2023 e muitos deles sequer começaram a preparar seus funcionários para essa nova realidade. Caso não se mobilizem o mais rápido possível nesse sentido, vão enfrentar problemas”, alerta.
COMPROMISSO
Para o presidente do Legislativo, vereador Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos), o evento é mais um sinal do compromisso da Casa com as boas práticas na administração pública e com a capacitação de mão de obra. “Desde o início da gestão da atual Mesa Diretora, deixamos clara nossa intenção de tornar o Poder Legislativo Municipal mais eficiente e transparente. A parceria firmada com a Prefeitura para oferecer a capacitação vai de encontro a esse objetivo”, assinala o parlamentar.