RESENDE
Com o objetivo de atender a população que está na fila de espera na rede de saúde municipal, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado, dia 9, mutirão de exames de colonoscopia. Os exames serão iniciados a partir das 8h30min no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, no bairro Jardim Jalisco. A expectativa da Secretaria de Saúde é de que o mutirão consiga zerar essa fila até o mês de maio.
De acordo com a Secretaria de Saúde, 25 exames de colonoscopia estão previstos para serem realizados em sequência no dia do mutirão. A ação vai mobilizar cerca de 15 profissionais, entre médicos, enfermagem e administrativos. O Hospital Municipal de Emergência, que comporta o mutirão, recebeu investimentos e diversas melhorias nos últimos anos com o objetivo de modernizar e deixar mais confortável e seguro para a população. “É uma marca da atual gestão zerar filas no atendimento através da saúde pública com o auxílio de mutirões. Hoje, o Hospital de Emergência é uma unidade mais moderna, eficiente e renovada graças aos esforços dos últimos anos. Esperamos colher com sucesso os frutos de mais esse mutirão, organizando a demanda de um exame muito importante e aguardado pelos pacientes”, comentou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
TRATAMENTO
O exame de colonoscopia é um procedimento destinado a população com doenças intestinais realizado através da imagem, que tem como objetivo analisar principalmente o intestino grosso e o íleo terminal. A colonoscopia é indicada para identificar lesões, pequenos sangramentos e pólipos localizados na parede intestinal.
Depois do exame, que dura em torno de 15 minutos, os pacientes devem levar o resultado até o médico responsável, que acompanha o estado de saúde e dará as instruções corretas para a continuidade do tratamento.