Rio de Janeiro/Sul Fluminense
Na manhã de ontem, 31, a Polícia Federal deflagrou a operação Icarus com o objetivo de cumprir mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara especializada do TJ/RJ em desfavor de um homem responsável pelo sequestro de uma aeronave, em 19/09/2021, com o intuito de realizar o resgate de traficantes custodiados no Complexo de Gericinó. Na ocasião, os envolvidos sobrevoaram Angra dos Reis e quase causaram um acidente com a aeronave.
Policiais Federais lotados na Missão Redentor e na Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/PF) que já vinham monitorando a movimentação do foragido, nos últimos meses, esperaram que o homem deixasse a comunidade do Salgueiro em São Gonçalo para visitar a família, e efetuaram a sua prisão no bairro do Fonseca, em Niterói.
O nome da operação faz alusão à lenda de Icarus, que voou tão alto que queimou suas asas por chegar próximo demais do sol e acabou caindo.
O CASO
A dupla alugou um helicóptero na Lapa e foi até Angra dos Reis, anunciando o sequestro. Eles foram identificados como Marco Antônio da Silva, o Pará, e Khawan Eduardo Costa Silva. O segundo deles foi detido ontem.
Durante o seqüestro, o helicóptero quase caiu sobre a sede da Polícia Militar em Bangu e os criminosos, que estavam com dois fuzis e uma pistola, fugiram após o piloto aterrissar em Niterói.
Os detentos que seriam resgatados foram identificados na época e a dupla que estava na aeronave vinha sendo patrocinada por traficantes para efetuarem a ação, que acabou não ocorrendo como o planejado.