BARRA MANSA
De maneira leve e descontraída, a peça “As Loucuras da Vó Grana” apresenta duas vovozinhas engraçadas – uma que já não escuta muito bem, e outra que vive se esquecendo das coisas. O espetáculo de comédia é voltado para os pré-adolescentes, trazendo a conscientização do uso do dinheiro e controle das finanças com uma linguagem divertida, simples e objetiva. As apresentações são gratuitas, e acontecem em dez sessões nas escolas públicas de Barra Mansa entre os dias 21 a 25 de março. Os locais e horários estão listados abaixo.
Interpretada por dois atores humoristas, Vó Grana e sua prima de segundo grau, Vovó Maria Isolda Isolina Isildina Aureliana Risoleta da Silva, falam sobre suas experiências, aventuras românticas, dificuldades e desafios que enfrentaram e, principalmente, sobre como empregaram o dinheiro ao longo de suas vidas, com muitas trapalhadas e mal-entendidos que a idade avançada proporciona.
O tema é de suma importância, e tem sido bastante abordado nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa do Ibope, apenas 21% das pessoas tiveram educação financeira até os 12 anos de idade, e 45% destes não compartilham ou passam poucas informações sobre o orçamento da casa para os filhos.
A peça proporciona uma profunda reflexão sobre o uso de dinheiro e o planejamento da vida financeira, e mostra até uma Vó Grana com a ambição de virar empreendedora depois de suas novas descobertas tecnológicas.
“As Loucuras da Vó Grana” é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura. O projeto é uma produção da SSP, e em Barra Mansa conta com patrocínio da Saint-Gobain Canalização Ltda.
“O desenvolvimento de pessoas é uma marca estratégica do Grupo Saint Gobain. Crescemos de forma sustentável e temos a meta constante de formar e desenvolver talentos. Acreditamos que a vantagem competitiva e sustentável da empresa depende da transformação do conhecimento em resultados organizacionais concretos. Reconhecemos que são as pessoas que transformam as visões estratégicas em ações específicas, e o resultado efetivo deste processo implica em mudança comportamental e desenvolvimento gradativo de competências. Neste cenário, a parceria para realização do projeto “As Loucuras da Vó Grana” tem como objetivo repassar à comunidade local dicas de como organizar as finanças da casa e da família, incentivando o hábito de poupar e planejar o futuro financeiro. Assim como despertar o interesse dos participantes em entender como funciona o mundo do dinheiro de forma lúdica, dinâmica e interativa, como lidar com orçamento pessoal, além de desenvolver novas práticas inserindo o planejamento financeiro na organização de seus gastos.”
Sobre a SAINT-GOBAIN: Criado em 1665, com o nome de Manufacture Royale des Glacês de Miroirs, para a fabricação de vidros e espelhos para o Palácio de Versalhes, o Grupo Saint-Gobain sempre esteve presente no desenvolvimento industrial mundial. Hoje, a 3 Saint-Gobain é reconhecida como produtora mundial de materiais de forte conteúdo tecnológico e prestadora de serviços associados a esses materiais. Presente em 64 países, a Saint-Gobain, no Brasil desde 1937, é um dos 100 maiores grupos industriais mundiais, empregando aproximadamente 190.000 colaboradores. Como parte de uma corporação multinacional, que tem como meta apresentar soluções completas e inovadoras para o “habitat”, a Saint-Gobain Canalização tem objetivos ambiciosos para um desenvolvimento sustentável. Com o capital 100% integralizado no Brasil, a Saint-Gobain Canalização sempre esteve engajada com a preservação ambiental, com o crescimento social e o desenvolvimento econômico do país. Antiga Cia. Metalúrgica Barbará que, a partir do ano 2000, tornou-se Saint-Gobain Canalização, fabrica tubos, conexões, válvulas e tampões de ferro fundido dúctil com a marca mundial PAM. Atua na infraestrutura do saneamento, indústria, irrigação, mineração e construção civil. Todos os tubos, conexões, válvulas e acessórios de canalização para adução de água fabricados pela Saint-Gobain Canalização são em ferro dúctil, conforme as normas NBR 7675 e/ou NBR 15420.
Sobre o Ministério do Turismo: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).
Serviço: “As Loucuras da Vó Grana” em Barra Mansa
24/03 – 10h00 e 13h30 CE Iracema Leite Nader – Rua Claudionor Cabral Franco, 2237 – Vila Nova
25/03 – 10h00 e 13h30 CE Barão de Aiuruoca – Rua Professor Pedro Vaz, 8 – Centro Evento Gratuito