BARRA MANSA
Em ação alusiva ao Dia do Consumidor – celebrado neste dia 15 de março, a Secretaria de Governo, através do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), esteve no calçadão do bairro Vila Nova, afim de esclarecer dúvidas e ter acesso a serviços oferecidos pelo órgão. A atividade contou com a parceria da Comissão de Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BM).
O gerente do órgão, Felipe Goulart, destaca que este tem sido um momento de muita luta e de preocupação em relação às leis. “Não tem sido nada fácil, tudo subindo de preço e o Procon vem trabalhando para que não exista o abuso. Tem muito comerciante agindo de má fé, vimos muito isso na pandemia, o comerciante tinha o produto em estoque que foi comprado por um preço mais em conta e quando tudo subiu de preço, ele aproveitou e subiu também. Coibimos isso veemente, recebemos denúncias, vamos atrás e trabalhamos muito para que o consumidor de Barra Mansa seja respeitado”, destaca Goulart.
O Procon funciona no Rodoviária Shopping, centro, das 8 às 17 horas. “A mudança de endereço facilitou e muito a vida do consumidor. Mas mesmo assim, é importante sair da sede, se aproximar ainda mais do consumidor, conhecer melhor a sua realidade. Estar nos bairros é algo que queremos fazer, já fiemos muito antes da pandemia e estamos retomando esse projeto”, disse.
A vereadora Cristina Magno esteve presente durante o atendimento e falou sobre a iniciativa. “Esse atendimento é um avanço para os moradores, pois muitas vezes eles têm alguma demanda e não conseguem ir até a sede do Procon e ao fazer ações itinerantes nos bairros, o consumidor se sente mais amparado”, apontou.
No ranking das reclamações estão as empresas de telefonia, que geram cerca de 45% dos atendimentos, seguidos por bancos e magazines. “Vale lembrar que as empresas de Barra Mansa, as empresas familiares, raiz, não nos dão problemas, elas querem abrandar e fidelizar o cliente. Diferente das grandes magazines, quando o cliente é só um número. Por isso sempre falamos: valorize as empresas da cidade”, avalia.
GOLPES E TELEMARKETING
Além de pandemia e alta dos preços, o consumidor deve ficar atento aos golpes. “Principalmente no mundo virtual, aparece um golpe novo a cada dia e incentivamos o consumidor a procurar o órgão. Se o consumidor ver alguma promoção ‘arrasadora’, desconfie. Antes de comprar, se tiver alguma dúvida, procure o Procon, podemos checar e alertar. O máximo de informação que o cliente tiver, melhor. Já em relação ao telemarketing, se o consumidor receber ligações fora do código 0303 em suas ligações, procure o Procon que vamos entrar com as devidas sansões”, cita.