VASSOURAS
A cidade de será a anfitriã do projeto piloto que capacitará servidores da prefeitura para fazer o acompanhamento administrativo de benefícios previdenciários e assistenciais voltados aos produtores rurais, através do aplicativo “Meu INSS”. A capacitação acontecerá no dia 29 de abril e contemplara 12 cidades, sendo Vassouras a cidade anfitriã.
Os detalhes do início da parceria foram fechados durante uma reunião, que aconteceu na última quarta-feira, dia 23, entre o defensor público federal, José Roberto Tambasco; a vice-prefeita de Vassouras, Rosi Farias; e o secretário do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Danilo Pereira.
Rosi Farias disse estar muito feliz em poder receber o projeto na cidade. Ela falou também da satisfação em ter servidores vassourense capacitados para prestar esse auxílio. “Esse projeto me deixa muito feliz. Porque eu sei o quanto essa transição dos processos para o digital pode ser difícil para grande parte das pessoas. Então ter funcionários capacitados para prestar é auxílio é muito importante”, afirmou a vice-prefeita.
O projeto é uma parceria entre a Defensoria Pública da União e o INSS, sendo uma vertente da ação “DPU para todos”, que já aconteceu no município e atendeu cerca de 500 pessoas.
Danilo Pereira também reafirmou a relevância do projeto. Ele disse que é um importante passo na promoção de cidadania e de justiça social para todos os produtores rurais. “Esse projeto vai garantir acesso correto aos benefícios, além de garantir renda e fomentar o desenvolvimento econômico e rural de Vassouras”, pontuou o secretário.
O defensor público federal, José Roberto Tambasco, explicou que além da capacitação prática na utilização do aplicativo, os técnicos também indicarão a forma correta de realização dos pedidos para garantir o bom êxito dos pleitos previdenciários. “O INSS vai explicar sobre a parte técnica de como usar o aplicativo e a DPU ficará responsável por expor questões jurídicas relevantes, tanto no reconhecimento dos segurados especiais e beneficiários da Previdência Social, como no direito aos benefícios em espécie a eles devidos”, explicou Tabasco.