VOLTA REDONDA
Consolidado como o maior evento de filmes franceses fora da França e somando mais de um milhão de espectadores em todo país desde sua criação, o Festival Varilux de Cinema Francês chegou a 12ª edição E tem inicio hoje com vasta programação no Cine Gacemss estará de 17 a 24 de fevereiro. Drama, romance, comédia, animação e documentário integram a programação composta por dois clássicos e 16 longas-metragens inéditos e recentes, entre premiados e participantes de festivais internacionais.
Segundo o codiretor e cocurador do festival, Christian Boudier,um dos clássicos, ‘O Magnífico’, foi escolhido em homenagem a Jean-Paul Belmondo, ícone do cinema mundial falecido em setembro último. “Estamos felizes em poder realizar o festival novamente este ano, com maior segurança, com a pandemia estabilizada e os eventos culturais retornando em todos as cidades”, comemora “Para nós, que em todos esses anos trabalhamos levando a cinematografia francesa para o público de cidades de todos os tamanhos e lugares do país, é muito gratificante voltar a oferecer cultura”, completa Emmanuelle Boudier, também codiretora e cocuradora do evento.
Os 17 longas-metragens inéditos nos cinemas formam uma seleção com gêneros e temáticas variadas, estreladas por astros e jovens talentos, além de diretores novos e consagrados. Na programação estão obras premiadas e participantes de festivais como Cannes, Toronto, Veneza e San Sebastian.
A programação conta com: @arthur rambo – ódio nas redes; Adeus, idiotas; A travessia; Caixa preta; Delicioso: da cozinha para o mundo; Enquanto vivo; Ilusões perdidas; Um intruso no porão; Nosso planeta, nosso legado; Paris, 13º distrito; Madrugada em Paris; Mentes extraordinárias; Está tudo bem; Tralala; Um conto de amor e desejo; Uma pequena lição de amor; As coisas da vida; O magnífico.
OS CLÁSSICOS
A edição 2021 traz de volta às telonas dois filmes memoráveis da cinematografia francesa para compor os clássicos homenageados da mostra. São eles: ‘O Magnífico’ e ‘As coisas da Vida’. A comédia ‘O Magnífico’, de 1973, é dirigida por Philippe de Broca e conta com Jean Paul Belmondo no papel principal, além de Jaqueline Bisset, Vittorio Caprioli e Jean Lefebvre. ‘As Coisas da Vida’, de 1970, é um drama romântico dirigido por Claude Sautet e com Michel Piccoli, Romy Schneider, Lea Massari e Jean Bouise nos papéis principais. Site do festival: https://variluxcinefrances.com/2021. Os 17 longas-metragens inéditos nos cinemas formam uma seleção com gêneros e temáticas variadas, estreladas por astros e jovens talentos, além de diretores novos e consagrados.