BARRA MANSA
Aconteceu hoje, 8, a primeira reunião ordinária deste ano do Conselho Comunitário de Segurança da cidade que contou com a presença da vice-prefeita Fatima Lima e o secretário de Ordem Pública, Capitão Abreu. A presidente do conselho, Regina Dornas Messias, conduziu o encontro e foi apresentado um relato do Instituto de Segurança Pública (ISP) pelo comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel André Santos de Souza, referente às metas atingidas e a redução da criminalidade na área abrangida pelo 5º CPA (Comando de Policiamento de Área), no quarto trimestre do ano passado. O comando está no primeiro lugar no ranking com a redução 4% da letalidade violenta; de 29,4% no roubo de veículo; de 21,1% nos roubos de cargas e de rua.
De acordo com o comandante do 28º BPM, os resultados são frutos do planejamento, gestão e organização da Corporação.
O delegado de 90ª Delegacia de Polícia, Michel Floroschk, também participou e contribuiu dizendo que o combate ao tráfico de drogas é um grave problema não somente em Barra Mansa, mas em todo o país e isso envolve toda a sociedade. “Os cidadãos precisam conhecer esses resultados obtidos através de muito trabalho desenvolvido em conjunto pelas Polícias Civil e Militar. E para isto, devem participar destas reuniões”, analisou.
Para a vice-prefeita, as atividades realizadas pelo Conselho Comunitário de Segurança são de grande importância. “Elas merecem ganhar maior divulgação e ter maior participação das comunidades e dos líderes de associação de bairros, Isto, inclusive, colabora para que o trabalho seja mais efetivo”, aponta. Já o secretário Capitão Abreu, enumerou algumas ações desencadeadas a partir de janeiro, quando assumiu a Pasta. “Em conjunto com as forças de segurança estamos trabalhando para promover um ordenamento público de qualidade, combatendo as motos barulhentas que perturbam o sossego dos moradores, a receptação de material furtado, o som alto, o transporte clandestino, entre outras ações”, citou.
Outros assuntos foram abordados durante a reunião, como a readequação do projeto Ronda Escolar, da Guarda Municipal, com o projeto Patrulha Escolar, da Polícia Militar; a capacitação dos agentes da Guarda Municipal para atuação no combate à violência Doméstica – Lei Maria da Penha; a possibilidade da parceria com o Sest-Senat para a realização do projeto Motoboy legal e as melhorias na infraestrutura da 2ª CIA e DPOs (Destacamento de Polícia Ostensiva) de Floriano, Rialto e Santa Rita de Cássia.