VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), amplia nesta segunda-feira, dia 10, o público-alvo para a terceira dose da vacina contra Covid-19. Pessoas, a partir de 18 anos, que receberam a segunda aplicação até o dia 15 de outubro poderão ser vacinadas novamente em todas as 46 unidades básicas de saúde da cidade (UBSs e UBSFs).
Devido ao surgimento da variante Ômicron, o município reduziu o intervalo de tempo para aplicação da terceira dose. Para receber o reforço é necessário apresentar a caderneta de vacinação contra Covid-19, CPF ou cartão do SUS, em uma das 46 unidades básicas de saúde.
QUARTA DOSE
Já a quarta dose de reforço é oferecida a imunossuprimidos, a partir de 18 anos de idade, que tenham recebido reforço (terceira dose) há pelo menos quatro meses. A recomendação de uma quarta aplicação do imunizante é do Ministério da Saúde.
Devem fazer o reforço da 4ª dose, adultos que apresentem condições como imunodeficiência primária grave, tratamento de quimioterapia para câncer, transplantados em uso de drogas imunossupressoras, uso de drogas modificadoras da resposta imune, doenças autoinflamatórias, pacientes em hemodiálise, com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas ou vivendo com HIV/Aids.
VÍRUS HIV E DE DOENÇAS CRÔNICAS TRANSMISSÍVEIS
O Centro de Doenças Infecciosas (CDI) também oferece a dose contra Covid-19 aos portadores do vírus HIV e de doenças crônicas transmissíveis (tuberculose, hepatites), que fazem tratamento na unidade. O atendimento para vacinação será das 9h às 16h. O CDI funciona na Rua Dionéia Andrade Faria, 329, no bairro Aterrado.
A primeira dose continua sendo oferecida as pessoas a partir de 12 anos. A segunda dose é aplicada em quem tomou a 1ª dose há mais 21 dias dos imunizantes: AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. A segunda dose da Janssen é aplicada após 2 meses da dose única. O imunizante está disponível em todas as unidades básicas de saúde.
FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES BÁSICAS
As UBSs e UBSFs do município funcionam das 8 às 16 horas. Algumas unidades têm horário diferenciado: Siderlândia, Jardim Paraíba, Vila Rica/Tiradentes, Açude I, Santo Agostinho e Santa Cruz, que ficam abertas até às 18 horas. Outras cinco funcionam em horário estendido: Vila Mury, Volta Grande, São Geraldo, São João e 249, até às 21 horas. Vale lembrar que doses da vacina CoronaVac estão concentradas nas unidades dos bairros 249, São Geraldo, Retiro 2 e Volta Grande.