PORTO REAL
O prefeito Alexandre Serfiotis anunciou nesta quarta-feira, dia 22, que três creches do município terão sistema de energia solar. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do Licenciamento Ambiental assinou o Termo de Referência com a empresa Benteler Sistemas Automotivos LTDA, para mitigação de emissão de gases do efeito estufa, oriundos do processo produtivo da empresa. O projeto terá início em março de 2022 na Creche Municipal Enrico Secchi, que tem maior consumo de energia.
Serfiotis disse que esse é um projeto altamente sustentável dentre os poucos que existem na região Sul Fluminense “Constantemente somos surpreendidos com os efeitos das mudanças climáticas, e por meio desse projeto, queremos proporcionar às nossas crianças o entendimento e a conscientização sobre a importância das tecnologias sustentáveis para ajudar o planeta. Queremos que elas sejam desde cedo envolvidas no processo de construção de uma sociedade sustentável e participativa“, disse o chefe do ExecutiVo.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Mauro Ettore, os sistemas a serem instalados visam reduzir ou remediar os impactos ambientais da atividade industrial da empresa. “A energia será gerada através de painéis solares instalados nos telhados das Creches. A previsão é que 8.000 KWh/mês de energia limpa sejam gerados e distribuídos entre as Creches durante 20 anos de operação”, explicou Ettore.
O secretário ainda informou que o projeto de energia solar no Centro de Educação Infantil (CEI )Municipal Maria Lourdes Ferreira será implantado em janeiro de 2023 e que a Creche Waldir Roberto da Conceição será contemplada em janeiro de 2024.