VOLTA REDONDA
A Defensoria Pública da União (DPU) em Volta Redonda, articulada com diferentes coletivos urbanos e comunidades quilombolas, além da Universidade Federal Fluminense ( UFF), Fórum Justiça, Museu Nacional e Movimento Pela Ética na Política (MEP), estará promovendo um importante evento no município. Trata-se do I Seminário Virtual sobre Palmares nas comunidades Quilombolas e nos Coletivos Urbanos do Sul Fluminense, amanhã, dia 3, a partir das 18 horas, com transmissão pelo canal da DPU no Youtube https://www.youtube.com/dpuoficial.
O evento, de acordo com os organizadores, é parte da ação cultural realizada a partir da aquisição e distribuição às comunidades quilombolas. São centenas de exemplares das obras (HQ) Cumbe, que mostram a resistência contra a violência das senzalas brasileiras e Angola Janga. Conta a história do maior quilombo brasileiro, Palmares, marco de resistência na luta contra a escravidão, do escritor Marcelo D’Salete, professor, ilustrador e quadrinista, graduado em artes plásticas e mestre em história da arte. O escritor participará de breve diálogo sobre as obras com as lideranças das comunidades quilombolas da região.
O seminário, que faz parte do projeto “A DPU vai onde o povo pobre está”, será aberto e contará com participação de cidadãos e de lideranças para conhecer o envolvente projeto.