PORTO REAL
Pode ser criado em Porto Real o Programa de Recuperação e Fortalecimento da Aprendizagem nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede pública. O pedido é uma indicação de autoria do vereador Fábio Maia (DC), onde Elias Vargas (PRTB) é coautor. A aprovação aconteceu nessa semana por unanimidade, e segue agora para análise da prefeitura.
O vereador apontou que a intenção é recuperar a defasagem de aprendizagem devido a pandemia de Covid-19. “É preciso oferecer aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental aulas de reforço escolar para alavancar os seus estudos, sanar eventuais dificuldades e lacunas de aprendizagem, além de fortalecer a aprendizagem para seu sucesso na continuidade dos estudos e permanência na escola após a transição para as etapas seguintes. Mais do que isso precisamos incentivar as crianças a voltarem às salas de aula”, disse.
Fábio Maia aponta que é mais do que necessário a Secretaria de Educação levantar meios de atrair os estudantes para dentro das escolas. “De 20% a 30% das crianças ainda não voltaram a estudar”, apontou o vereador, lembrando que na cidade o ensino ainda é híbrido.
O coautor, Elias Vargas, também destacou que se nada for feito, no ano que vem a evasão escolar será muito alta em Porto Real. “Resulta em um retrocesso para nossa educação. Já temos na cidade uma certa dificuldade com a questão do currículo por falta de capacitação, boa parte não tem segundo grau, isso pode piorar. Além disso, se não estão nas escolas, crianças e jovens estão nas ruas, à mercê da criminalidade”, finaliza.

Vereador Elias Vargas foi chamado para ser o coautor da indicação – Foto: Divulgação