VOLTA REDONDA
Nesta semana aconteceu a posse dos conselheiros municipais da juventude de Volta Redonda, formado por membros das secretárias da prefeitura, câmara de vereadores e representantes da sociedade civil. O conselho promove estudo de campo em todas as esferas da juventude municipal pra auxiliar ações governamentais.
Ao todo são 25 conselheiros, sendo 15 da sociedade civil e dez do governo e câmara de vereadores. Dentre os conselheiros está o jovem Mauro Junior, 24 anos, empresário representando o setor empresarial da cidade. Ele conversou com o A VOZ DA CIDADE e destacou que o objetivo nesta gestão é promover políticas públicas, que atuem em prol do jovem, abrindo oportunidades de geração de emprego e desenvolvimento.
De acordo com ele, uma das questões que dificultam a entrada do jovem no mercado de trabalho é que as empresas pedem pessoas com experiência. Para minimizar essa situação, Mauro diz que a intenção é qualificar o jovem para o mercado de trabalho, mas não de uma forma robótica e sim para que ele saiba criar oportunidades, seja de forma empreendedora, em uma carreira, entre outras.
Além disso, Mauro destacou que uma ideia é criar um incentivo para empresas poderem abrir as portas para essas pessoas que buscam suas primeiras experiências. “Essa é uma intenção do conselho, para que essas empresas aceitam esse jovem no primeiro emprego formal, sendo beneficiada de alguma forma, com um incentivo”, ressaltou, completando que em contra partida estarão trabalhando também para dar instrumentos profissionais para esse jovem se preparar.
Ainda de acordo com o conselheiro, o maior desafio é trazer a juventude para perto do conselho, para participarem das políticas públicas. Segundo ele, existe um estigma de que isso é algo apenas governamental, mas que a intenção é mostrar para eles que se trata de representatividade. “Queremos o protagonismo do jovem”, finalizou.