RESENDE
O distrito de Visconde de Mauá tem enfrentado dificuldades no que diz respeito à Saúde. O alerta foi feito pelo vereador Nelsinho Diniz (DEM), como parte de uma indicação recente feita por ele à Prefeitura de Resende. No pedido, ele afirma que
O vereador Nélson da Silveira Diniz, o Nelsinho (DEM) disse que o distrito de Visconde de Mauá, localizado na região Serrana da cidade, precisa urgentemente de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O alerta de que o distrito estaria enfrentando dificuldades no que diz respeito a saúde foi feito pelo parlamentar ao solicita a prefeitura a implantação de uma unidade do Samu, uma vez que moradores e turistas são obrigados a se deslocar até o Centro da cidade para receber atendimento médico em feriados, aos fins de semana e fora do horário de atendimento do Posto de Saúde da Família (PSF) local.
Instalado a cerca de 50 quilômetros do Centro da cidade, o PSF de Visconde de Mauá funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
De acordo com o vereador Nelsinho, porém, no caso de ocorrências fora de dias úteis e desse horário, pacientes e acompanhantes precisam recorrer a ambulâncias ou a condução própria para buscar atendimento na área central da cidade, num percurso que dura em média uma hora. “É sabido que a maioria das emergências ocorre fora do ambiente hospitalar e que a agilidade no atendimento é determinante para vida do paciente, bem como para existência ou a gravidade de sequelas. Por isso, a falta de um serviço de urgência e emergência em um lugar como Visconde de Mauá é tão preocupante”, aponta o parlamentar.
Nelsinho sugere, ainda, que a prefeitura faça gestão junto ao município de Itatiaia para viabilizar o serviço e passar a oferecê-lo a toda população daquela área. Vale destacar que a região de Visconde de Mauá também engloba parte de Itatiaia e da cidade mineira de Bocaina de Minas.