BARRA MANSA
Nesta quinta-feira, 30, a prefeitura de Barra Mansa, em parceria com a CEMPES e o Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), realizou o encerramento da campanha do Setembro Amarelo, com palestras e plantio de sementes. As atividades aconteceram na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Santa Rita de Fátima.
As palestras foram ministradas por profissionais da saúde, como a psicóloga Fernanda Carvalho e a coordenadora do NASF, Maiara Maia. O evento contou com a participação de munícipes atendidos na unidade, que realizaram o plantio de sementes de girassóis.
“Começamos a fazer nas salas de espera de todas as unidades de saúde, em algumas escolas e hoje estamos finalizando com umas pequenas palestras e o plantio de girassóis, com o simbolismo da renovação e esperança. Quero aproveitar para agradecer a todos os profissionais da saúde envolvidos para que a prevenção do suicídio no nosso município seja exemplo a todas as unidades”, disse Maiara.
A psicóloga Fernanda Carvalho falou da importância do debate sobre o assunto que é capaz de salvar vidas. “Hoje em dia ainda existe esse preconceito e é um assunto que precisamos abordar, não é um assunto legal, mas é algo que realmente precisa ser dito. Noventa por cento desses casos poderiam ser evitados se as pessoas falassem de forma consciente, porque hoje existe bastante na mídia sobre o assunto, mas saber como lidar é o diferencial”, destacou a psicóloga.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada quarenta e dois segundos uma pessoa comete suicídio no mundo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada quarenta e dois segundos uma pessoa comete suicídio no mundo.