RIO DE JANEIRO
Nesta segunda-feira, dia 27 a Secretaria de Estado de Saúde (SES) celebra o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Um missa, a ser celebrada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, abrirá as homenagens a transplantados e doadores. A oração integra também a programação da 1ª Semana de Conscientização à Vida promovida pelo Hospital São Francisco na Providência de Deus. O hospital é um dos mais de 50 centros transplantadores de órgãos do Estado do Rio.
Em seguida, às 10 horas, foi feita pelo Programa Estadual de Transplantes (PET) uma homenagem aos profissionais de saúde que trabalham diretamente nessas cirurgias no Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia aconteceu na Fundação Saúde.
Para melhorar as condições do transplante no Estado do Rio, a SES tem investido na melhoria da prestação de serviços. Em 2021 disponibilizou um helicóptero exclusivo para o transporte dos órgãos. A medida agiliza o processo, que é contado em horas para o sucesso. O helicóptero transporta entre dois e três órgãos por semana. A SES também treinou uma equipe para, depois de 15 anos, o Estado do Rio voltar a realizar transplante de pulmão. Com a medida, o Estado é um dos três únicos do país a realizar a cirurgia.
O Hospital Estadual da Criança (HEC) é outro exemplo de excelência no setor. A unidade atende crianças e jovens de 0 a 19 anos, é especializada em transplantes renais pediátricos de baixo peso, que são os que têm menos de 15 quilos. E no Hospital Adão Pereira Nunes foi feita, pela primeira vez na história do Rio de Janeiro, a captação de um intestino.
Ao longo de todo o mês várias ações estão sendo promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio do PET, com o objetivo de reforçar junto à população a necessidade da doação de órgãos. A iluminação da Assembleia Legislativa inaugurou o Setembro Verde, seguida da iluminação do Cristo Redentor. Outros prédios públicos de grande visibilidade também receberam a cor verde, como a Câmara dos Vereadores e o Maracanã.