RIO DE JANEIRO/BRASÍLIA
Com a distribuição de mais de 5,3 milhões de vacinas Covid-19 para todo o país, o Ministério da Saúde (MS) está cada vez mais perto de atingir a meta de vacinar toda a população adulta brasileira com a primeira dose. Na nova remessa, o Estado do Rio de Janeiro recebeu mais 464,4 mil doses do imunizante de Pfizer/BioNtech. O envio começou na última segunda-feira, dia 13.
Desde o início da campanha de vacinação, o estado já recebeu 22,4 milhões de doses de vacinas Covid-19 – mais de 17 milhões foram aplicadas.
Nesta pauta de distribuição, as doses da Pfizer/BioNTech são destinadas como primeira dose. Essas recomendações foram pactuadas entre representantes da União, estados e municípios, seguindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Os detalhes da distribuição e o quantitativo por estado estão no 48º Informe Técnico.
O cálculo feito para concretizar a distribuição considera o número de pessoas que ainda não foi vacinada com a primeira dose em cada estado. Dessa forma, o Ministério da Saúde está ajustando os quantitativos para que todos os estados terminem essa etapa da vacinação de forma equânime.
Na segunda-feira, a pasta fez um alerta sobre a necessidade de estados e municípios seguirem as recomendações pactuadas de forma tripartite e o PNO, para garantir a segunda dose de toda a população.
Pátria Vacinada
O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 259,4 milhões de doses de vacinas Covid-19 para os entes federativos. São 138,6 milhões de brasileiros com a primeira dose dos imunizantes no braço, isto é, 86,6% da população com mais de 18 anos no país. Outros 74,1 milhões já receberam a segunda dose ou dose única, o que equivale a 46,3% do público alvo.