Centro de Controle de Zoonoses de Resende passa por reforma

Por Cyntia Freitas

RESENDE

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado no bairro Vicentina, está passando por reforme neste mês. A revitalização, desenvolvida pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, contempla ampliação da área de banho de sol dos animais, serviços de saneamento básico, adequação hidráulica, troca de piso e pintura geral, entre outros ajustes.

As equipes estão concentrando no trabalho de drenagem, nas melhorias do esgotamento sanitário, substituição do piso de cerâmica em algumas áreas, preparo e concretagem dos espaços destinados à espera do público, além da construção do muro de contenção no local voltado para o banho de sol dos cães e gatos.

O prefeito, Diogo Balieiro Diniz, destacou que o Centro de Controle de Zoonoses opera nos dias de hoje, como uma unidade de apoio ao primeiro Hospital Veterinário Público da Região Sul Fluminense. “No início do meu primeiro mandato em 2017, tive uma missão importante de retomar o atendimento ao público, que estava suspenso há mais de um ano. Em janeiro daquele ano, a unidade voltou com consultório veterinário, fazendo cirurgias básicas, reorganizando o canil e programando feira de filhotes de cães e gatos para adoção responsável todo mês, dentre outros serviços primordiais para a Saúde Pública do município. Agora, a Prefeitura está empenhada em dar uma repaginada na estrutura física do CCZ”, disse Diogo, informando que a reforma promoverá melhorias que vão refletir na qualidade do atendimento à população, que busca os serviços gratuitos como a aplicação da vacina antirrábica para o seu bicho de estimação. “A reestruturação também será de grande valia para aqueles pets que são resgatados nas ruas devido ao abandono de seus donos ou por maus-tratos”, completa.

O diretor-geral do Hospital Veterinário Público de Resende, Felipe Quinane, lembrou quais são os serviços realizados na unidade. “Atualmente, o CCZ atende animais de rua que apresentam alguma enfermidade e controle de doenças transmissíveis a seres humanos como raiva, febre maculosa, esporotricose e leishmaniose. A equipe da unidade também desempenha atividades relacionadas ao combate à dengue, zika e chikungunya, além de desenvolver campanhas como a antirrábica animal, que acontece anualmente. Outro papel importante desenvolvido pelo CCZ é o procedimento de castração”, informa Quinane.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos