RESENDE
A prefeitura realiza nesta quarta-feira, dia 7, mais uma etapa da Campanha de Exames Preventivos 2021, em 14 unidades de saúde. O mutirão acontecerá no horário estendido, das 17 às 21 horas. A campanha é voltada para a prevenção do câncer do colo do útero e de mama. O objetivo é elevar o número de preventivos feitos na rede pública, dando oportunidade às moradoras da cidade que não conseguem ter tempo disponível para realizar os exames periódicos no horário de expediente dos postos de saúde e policlínicas.
Até o levantamento realizado no dia 30, a campanha de 2021 já contabilizou 1.685 exames preventivos e 444 solicitações para mamografia no horário estendido. Nesta edição de 2021, os exames devem ser marcados previamente, por ligação telefônica, em uma das unidades disponíveis em cada etapa. O agendamento busca evitar aglomerações durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), além de melhorar o fluxo de atendimentos.
A campanha preventiva visa atender mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, com foco naquelas que possuem vida sexual ativa. O secretário de Saúde, Alexandre Vieira, o Tande, frisou que as mulheres devem continuar com os cuidados de praxe da saúde nesta pandemia da Covid-19. “Os exames ginecológicos devem estar sempre em dia. Vale lembrar que o câncer de mama está na lista dos tumores mais frequentes entre as brasileiras; sua descoberta precoce aumenta a chance de cura”, disse.
COMO FUNCIONA?
As mulheres devem comparecer ao posto de saúde, a partir de agendamento confirmado pela equipe de saúde. Para a interessada ser beneficiada nesta campanha, basta residir em Resende e apresentar a carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde), documento de identidade e CPF. No decorrer da campanha, as mulheres podem ser agendadas em unidades fora da sua área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF). Algumas etapas da campanha são organizadas para o atendimento das mulheres em suas unidades de referência.
As próximas datas e localidades contempladas serão divulgadas pelo governo municipal. O prazo para o exame preventivo ficar pronto é de 30 a 45 dias, e deverá ser retirado pela paciente na unidade onde foi feito.