RESENDE
O prefeito Diogo Balieiro Diniz (DEM) e o secretário de Saúde, Alexandre Vieira, o Tande, estão acompanhando todo o processo para a implantação de um serviço hospitalar para ajudar no tratamento de pessoas com câncer no município. Cada dia que passa, o projeto avança e começa a ser concretizado. Diogo e Tande acompanharam, na semana passada, uma visita técnica de uma especialista em arquitetura hospitalar e biossegurança nas instalações da antiga Maternidade Mater, localizada no bairro Jardim Jalisco, onde será instalada a Clínica do Câncer. A previsão é de que a clínica seja inaugurada no final deste ano.
A arquiteta Lúcia Sabá, responsável por fazer o projeto de adaptação do espaço para receber o serviço de oncologia, esteve no prédio da antiga maternidade, onde será instalada a Clínica do Câncer, para uma visita técnica e avaliação da área. “Acompanhamos a visita técnica da arquiteta Luciana, responsável pelo projeto. O objetivo da visita foi ver o que será necessário adaptar para transformar o espaço da antiga maternidade na futura Clínica do Câncer, em Resende”, comentou o prefeito, acrescentando que em breve, as pessoas com câncer vão ter atendimento especializado no município. “O processo de implantação da Clínica do Câncer está em andamento. A prefeitura já está no elaborando o projeto para dar entrada no processo de habilitação do serviço. Em paralelo, já está sendo concluída a desapropriação do local, iniciando o projeto arquitetônico e finalizando o estudo físico-financeiro junto com a Santa Casa de Barra Mansa”, explicou Diogo.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a administração municipal está na fase de elaboração do projeto para dar entrada no processo de implantação do serviço junto ao Ministério da Saúde. “A portaria do Ministério da Saúde permite esse tipo de extensão do serviço oncológico do município de Barra Mansa, em Resende. Em um primeiro momento, a nova unidade vai contar com um ambulatório para consultas oncológicas e serviço de quimioterapia. Já na fase seguinte, o projeto prevê a implantação de cirurgias oncológicas no município”, informou Tande, ressaltando que a previsão é de que a clínica seja inaugurada no final deste ano.
Diogo falou sobre a importância da instalação da Clínica do Câncer no município. “Ter uma clínica oncológica em Resende é um ganho não só para a nossa cidade, mas também para municípios de Itatiaia, Porto Real e Quatis, que formam a Região das Agulhas Negras. Estes municípios também vão poder tratar os pacientes com câncer aqui na nossa cidade. Ter que sair do município para se tratar, em um momento tão delicado, é muito sacrificante. Queremos cada vez mais oferecer um serviço na área de saúde de qualidade e conforto, em momentos como esses, é essencial”, destacou o chefe do Executivo.