>
728x90 vacina (1)

Fundo de aval oferece garantia de crédito aos pequenos negócios

Por Idel Pinheiro
bnr am aniv barra mansa 970x150

ESTADO

As operações de crédito do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) em 2020/2021 atingiram cerca de cinco mil contratos formalizados, com mais de R$ 400 milhões em crédito concedido exclusivamente para as micro e pequenas empresas do estado do Rio de Janeiro. Em comparação com o período de 1º de maio de 2020 a 31 de março de 2021 com 1º de maio de 2019 a 31 de março de 2020, esse resultado representa um aumento de 4000% em novos contratos de crédito. Os dados são do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio de Janeiro (Sebrae Rio).

Segundo Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio, essas operações foram fundamentais para que os empreendedores tivessem fôlego. “Em um momento de queda no nível de faturamento, esse acesso proporcionou a manutenção das empresas durante a crise. Os pequenos negócios precisavam e continuam precisando de programas com operações de crédito com prazos de carência maiores e juros mais baixos”, destaca. Durante todo o processo, o Sebrae atuou como avalista complementar nos contratos de crédito com mais de R$ 300 milhões em garantias. Das empresas “fampeadas”, 37% estão na capital.

Do total de operações via Fampe, 64% foram destinadas às empresas de pequeno porte. Já as microempresas conseguiram 23% dos contratos e os microempreendedores individuais tiveram 13% desses acordos. Em relação aos setores, 42% das empresas de serviços solicitaram esse crédito, seguido de perto pelo comércio com 39% dos pedidos. O segmento de Alimentos representa 20% das operações, Moda (11%), Construção Civil (6%) e Turismo (4%).

OPERAÇÕES DE CRÉDITO


Para que o empreendedor tenha mais oportunidades de conseguir uma linha de crédito, é importante que as informações estejam atualizadas. Na abertura de conta, os empresários precisam apresentar RG, CPF, comprovante de residência e declaração do imposto de renda pessoa física. Na análise de crédito, as instituições financeiras vão avaliar se existe alguma informação divergente. Para isso, os documentos exigidos são: contrato social / CCMEI, Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis), extrato do Simples Nacional, último Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D) com recibo e declaração do faturamento de 2019, 2020 e dos últimos 12 meses.

De acordo com a sua política de análise de risco de crédito, a instituição financeira poderá solicitar certidões e documentos adicionais. No Estado do Rio de Janeiro, a Caixa Econômica Federal, AgeRio, Sicoob e Banco Original oferecem linhas de crédito com aval do Fampe.

FAMPE

O Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas foi criado pelo Sebrae há mais de 25 anos com intuito de apoiar as MPEs, naquele que é um dos principais obstáculos ao buscar acesso a crédito: a apresentação de garantias. Para saber em detalhes as regras, o que é e como funciona o Fampe, acesse o link https://url.gratis/3tqar.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos