BARRA MANSA
Os candidatos que participaram do concurso público para cargos estatutários permanentes da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, conforme o Edital nº 01/2020, cobram a administração para a finalização do certame. Um grupo de aprovados buscou o apoio do A VOZ DA CIDADE tentando saber quando ocorrerá a publicação do resultado final e a homologação.
O concurso público teve 1.081 vagas para os quadros de cargos estatutários permanentes da administração direta e indireta. O primeiro edital trata do certame para diversas funções, como médicos, psicólogos, técnicos em enfermagem, professores, agentes administrativos, jornalistas, agentes ambientais e auditores fiscais do tesouro. Já o segundo edital é específico para o preenchimento de quatro vagas de procurador do município. A banca organizadora foi o Instituto Acesso de Ensino, Pesquisa, Avaliação Seleção e Emprego (Instituto Acesso).
De forma geral, a expectativa dos candidatos é pelo fim do processo e homologação final pelo prefeito Rodrigo Drable. Um dos participantes do certame, o professor Washington Luís Moreira Vieira, foi aprovado para o cargo de professor de Educação Física. Morador de Juiz de Fora (MG), ele procurou o A VOZ DA CIDADE para questionar o atraso pela prefeitura na finalização do concurso. “Houve a informação de que ocorreria no dia 18 a publicação finalizando o procedimento para posterior homologação do prefeito. Fui aprovado no concurso de 2020 como professor e pretendo migrar da rede de Minas Gerais indo morar em Barra Mansa, iniciando nova carreira. O resultado do concurso saiu em abril e houve a retificação, até que no dia 4 de maio saiu o resultado final. Esperamos agora a publicação em mídia regional para que ocorra depois a homologação. Queremos um posicionamento da prefeitura”, comenta.
A candidata Raquel Felício da Silva, moradora de Barra do Piraí, também foi aprovada no concurso da Prefeitura de Barra Mansa e espera a convocação para o cargo de professor Anos Iniciais. A pedagoga relata que antes de fazer a prova muitos diziam que o concurso não daria em nada, baseados na experiência do último concurso do município, realizado em 2016 e que foi anulado posteriormente em 2018. “Indo na contramão do senso comum, realizamos a prova no final do ano passado e, desde então, a banca organizadora responsável, Instituto Acesso, quase não cumpriu com as datas previstas em edital nas demais etapas. Começamos a partir daí a ter que cobrar posicionamentos por parte da prefeitura e banca para que fossem respeitadas as definições expressas em edital”, comenta.
No último dia 4 foi disponibilizado o segundo e oficial resultado final e vários candidatos começaram então um movimento de cobrança de uma possível previsão por parte da prefeitura. “Estamos muito apreensivos esperando um pronunciamento oficial por parte do governo de Barra Mansa e torcendo para que não se repita a história do concurso de 2016. Minha expectativa principal é que o todo o processo se desenvolva da maneira correta e prevista, havendo a homologação do concurso e convocação para posse nesse ano”, finaliza Raquel.
PUBLICAÇÃO ATÉ O FIM DO MÊS
Em resposta ao A VOZ DA CIDADE, a Prefeitura de Barra Mansa informou que o cronograma do certame está em prazo legal e será finalizado em breve. “A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Administração, informa que a publicação e homologação do concurso público estão dentro do cronograma previsto. A publicação do edital está prevista para os próximos dias. A publicação será feita até o fim de maio”, sintetiza.