>
728x90 vacina (1)

Barra do Piraí terá primeiro Crematório Municipal da região

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv barra mansa 970x150

BARRA DO PIRAÍ

Embora o enterro ainda seja o principal rito funerário predominante na cultura brasileira, a preferência pela cremação vem se tornando frequente, ainda mais frente aos impactos da pandemia do coronavírus. Adequando-se à realidade, Barra do Piraí será o primeiro município do Sul Fluminense a contar com um Crematório Municipal, conforme revelou, nesta segunda, 17, o prefeito Mario Esteves. O projeto também pretende se precaver de uma possível lotação, a longo prazo, do Cemitério Municipal Santa Rosa, que não tem mais espaço físico para onde crescer.

O chefe do Executivo contou que a ideia do crematório surgiu, primeiramente, pensando na causa animal. “A proposta inicial era construir um Crematório Pet, mas, como fico atento ao noticiário nacional e acompanho as minhas redes sociais todos os dias, comecei a notar o aumento pela procura da cremação no geral, e não só para quem perdia seu bichinho. Pensei também na questão do cemitério municipal, que pode se tornar uma dor de cabeça para gestões futuras, em 20, 30 anos, porque não tem mais para onde expandir. Assim, acredito que ofertar a cremação, pela prefeitura, antecipa até um trabalho de prevenção nesse sentido, além de que a parte destinada aos pets atende a uma demanda emocional de milhares de pessoas que perdem seus peludinhos”, explicou Mario.


Também está nos planos de Esteves que moradores de cidades da região possam cremar os restos mortais tanto de seus entes queridos quanto de seus pets em Barra do Piraí. Em se tratando dos animais, o prefeito vai enviar um projeto para a Câmara Municipal, cujo objetivo será a regulamentação de uma rubrica específica para a arrecadação oriunda das cremações de pets – o recurso terá a finalidade específica de custear as despesas do Lar de Passagem São Francisco de Assis, que, hoje, são pagas com verba própria do município.

“Para pessoas de fora de Barra do Piraí, criaremos uma taxa específica, que deverá ser paga pelo serviço, aumentando as fontes de renda da Secretaria de Fazenda. Creio que cada um tem o direito de expressar em vida, a amigos e familiares, o desejo de qual será sua ‘última morada’. No caso da cremação, esperamos poder honrar a memória dos barrenses que assim decidirem, e dar um conforto também às famílias que perdem seu animal e querem dar a ele uma despedida digna”, disse o prefeito.

De acordo com Mario, o edital de licitação do forno crematório já está pronto, e deverá passar por pequenos ajustes, apenas para se adequar às novas finalidades. “O recurso para a compra do forno é específico, que conseguimos em Brasília. Não terá ônus ao orçamento do município, até porque quem acompanha o nosso trabalho sabe que eu não faço nenhum tipo de aventura que comprometa as finanças públicas. Tudo é com muita responsabilidade, e esse projeto será assim também”, finalizou.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos