BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realiza entre os dias 18 de maio e 24 de junho cursos profissionalizantes para o setor do agronegócio. Os temas abordados serão Cultivo e produção de banana, Aplicação de herbicidas em pastagem, Produção de hortaliças e controle biológico, Tratorista, Monitoria de qualidade do leite e Manejo racional no abate de bovinos. As aulas acontecem em fazendas e sítios do município.
A iniciativa é uma parceria com o Sindicato Rural de Barra Mansa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-RJ) e o Núcleo de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa).
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, os cursos visam aperfeiçoar os serviços e profissionais do município. “Alguns setores têm demanda de mercado, mas não tem mão de obra qualificada. Quero que o produtor vá além de se profissionalizar, quero que ele tenha ganhos reais com os cursos. Estamos oferecendo esse suporte para quem já trabalha no setor rural e para quem quer iniciar”, frisa.
A mobilizadora do Sindicato Rural em parceria com o Senar, Juliana Viana, falou sobre a iniciativa. “O Senar oferece profissionalização para todas as áreas voltadas para o setor rural. São cursos de maquinário agrícola, controle de leite, agricultura, gestão, estratégia, entre outros. O objetivo é fazer o produtor enxergar a propriedade como um negócio”, afirma.
Após a especialização, a Emater oferecerá acompanhamento e orientações sobre linha de crédito para os produtores rurais, através do Agrofundo, Programa Especial de Fomento Agropecuário e Tecnológico da Secretaria de Estado de Agricultura.
O extensionista rural da Emater, Luciano Lopes Xavier, explicou como funciona o incentivo econômico. “A Emater vai orientar no suporte financeiro, formando um projeto de crédito para que ele possa implantar a atividade, com juros subsidiados pelo Governo do Estado. A linha de crédito, a Agrofundo, é bem interessante, com juros baixos. Com esse incentivo, fomentamos a atividade e ajudamos o produtor a melhorar a qualidade de vida dele”, disse.
Os interessados devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural, pelo telefone (24) 2106-3547 ou o Sindicato Rural de Barra Mansa, no (24) 3323-1139.
LOCAIS E DATA DOS CURSOS
Cultivo Produção de Banana
Dias: 19,20 e 21 de maio
Local: Fazenda do Salto, Floriano – Estrada do Café, n° 15 (Propriedade Paulo Banana)
Aplicação de herbicidas em pastagem
Dias: 18, 19 e 20 de maio
Local: Fazenda Boa Vista/ Desengano – Estrada Fazenda Arantes nº 1001 Ataulfo de Paiva (Proprietário Jair Medeiros)
Produção de Hortaliças e Controle Biológico
Dias: 25, 26 e 27 de maio
Local: Sítio Zé do Mato (JN Hortaliças) – Horta do Nilton – Estrada João Salles, nº 922, Santa Rita de Cássia
Curso de Tratorista
Dias: 7 a 11 de junho
Local: Fazenda Carfanaum – Estrada da Carfanaum, nº 5500 (Proprietário (José Roberto Meirelles)
Monitoria da Qualidade do Leite
Início do programa: 31 de maio
Mais informações através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Sindicato Rural de Barra Mansa
Manejo racional no abate de bovinos
Dias: 22, 23 e 24 de junho
Local: Propriedade Frederico Amante, Rialto