ITATIAIA
Agentes da 99ª Delegacia de Polícia (DP) coordenados pelo delegado titular, Vicente Maximiliano, cumpriram na tarde desta terça-feira, dia 11, mandado de busca e apreensão na casa da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Édnei Cordeiro, localizada no Centro.
A ação faz parte de uma investigação da Promotoria de Investigação Penal de Itatiaia, deferido pelo Juízo da Comarca, após denúncia de que a atual secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do município, teria transportado para sua residência eletrodomésticos e móveis que seriam de propriedade da prefeitura. Os aparelhos e móveis, que foram transportados por servidores municipais, foram adquiridos para aparelhamento do Centro de Convivência do Idoso e da Secretaria de Educação.
Durante o cumprimento ao mandado expedido, os policiais civis foram a até a residência da secretária e comprovaram os fatos narrados ao Ministério Público. No imóvel, foram encontrados microondas, panelas, sanduicheira e outros utensílios, que de fato eram do município. Além disso, a secretária também havia desviado um armário, que foi devolvido na segunda-feira, dia 10, após notícias relativas aos desvios.
Além dos eletrodomésticos e móveis, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Édnei Conceição, uma diretora da pasta e outros envolvidos, incluindo servidores municipais, foram conduzidos à Delegacia de Polícia para prestar declarações, em procedimento que investiga o crime de peculato. “O delegado vai concluir a investigação, encaminhar o inquérito ao Ministério Público para o oferecimento de denúncia. O crime de peculato, que refere-se a desviar bens da administração municipal em proveito próprio. A pena varia de dois a 12 anos de prisão e multa”, informou a promotoria, explicando que a secretária prestou depoimento na Delegacia e vai aguardar a convocação da Justiça em liberdade.
A equipe de reportagem do A Voz da Cidade tentou falar com a defesa da secretária, mas não atenderam o telefone.
NOTA OFICIAL
Em nota oficial, a Prefeitura de Itatiaia, em conformidade com o Programa de Integridade do Poder Executivo Municipal, instituído através do decreto 3661/21, de 6 de maio, comunicou a exoneração da funcionária Édnei Cordeiro, de suas funções à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. “O Poder Executivo reforça o compromisso da Prefeitura de Itatiaia com uma gestão transparente e firme na punição de qualquer tipo de desvio na conduta de seus agentes públicos”, informa a nota oficial, acrescentando que “que nesta terça-feira, o município abriu sindicância para apurar eventuais responsabilidades de outros funcionários públicos no episódio”.