ANGRA DOS REIS/PARATY
Cento e três Carteiras Nacional do Artesão foram entregues nesta terça-feira, 11, em Angra dos Reis e Paraty. A entrega foi feita pelo Programa Estadual de Artesanato, vinculado à Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro. O secretário estadual, Gustavo Tutuca, esteve presente.
Em Angra dos Reis a entrega aconteceu no Teatro Municipal Dr. Câmara Torres, com a presença também do secretário-executivo de Cultura e Patrimônio do município, Andrei Lara, e a deputada estadual Célia Jordão. Cinquenta e cinco carteiras foram entregues.
Durante a cerimônia, Tutuca ressaltou a importância do artesanato como gerador de emprego e renda para milhares de profissionais e como fator de desenvolvimento econômico para as cidades que investem na atividade. “Artesanato e turismo se entrelaçam. A maioria dos viajantes leva uma lembrança do lugar que visitou porque essas peças refletem a arte e a cultura do local que aquele turista não quer esquecer. Por isso, é tão importante, para o desenvolvimento de ambas as atividades, que elas caminhem juntas. Ganha o artesão, o município e o turismo do Estado”, citou.
Maria Aparecida de Cássia da Silva tem 50 anos e mora em Angra dos Reis há 22, onde desenvolve trabalho artesanal usando a cabeça do peixe cavala, típico do município. “A carteira é de grande importância para nós artesãos porque formaliza o nosso trabalho. Além disso, ainda nos oferece vários benefícios. Estou muito feliz pelo reconhecimento do meu trabalho. Só tenho a agradecer”, disse.
Dados levantados pelo Programa de Artesanato Estadual, Angra dos Reis conta com 368 artífices já cadastrados. A Carteira Nacional do Artesão garante diversos benefícios, como descontos em lojas parceiras, acesso ao programa de microcrédito ArtCred RJ e facilidades para a participação em feiras estaduais e nacionais do segmento.
ENTREGA EM PARATY
Mais no final do dia, a entrega aconteceu em Paraty, com 48 carteiras, no Cinema da Praça, Centro. Na cidade são 225 pessoas cadastradas pelo Programa Estadual de Artesanato.