Pinheiral avança na imunização de pessoas com comorbidades

Por Franciele Aleixo

PINHEIRAL

A Prefeitura de Pinheiral recebeu  no domingo, dia 2, 940 doses da Astrazeneca e vai avançar a vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades. Nesta fase serão vacinadas pessoas acima dos 55 anos e grupos específicos acima dos 18 anos. Foram distribuídas ainda 100 doses de Coronavac que serão utilizadas para segunda dose somente em pessoas que tomaram a primeira dose em 23 de março.  A imunização desses grupos inicia nesta segunda-feira, 03, nas Unidades de Saúde da Família, seguindo o mesmo critério da semana passada.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, as doenças inclusas nessa etapa são: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão; cardiopatias; doença renal crônica; imunossuprimidos (HIV, câncer, transplantados); anemia falciforme; obesidade mórbida (índice de massa corpórea maior ou igual a 40); síndrome de down e cirrose hepática. Gestantes só poderão ser vacinadas mediante prescrição médica. Confira na íntegra o documento de comorbidades inclusas no Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde: https://www.gov.br/…/plano-nacional-de-vacinacao…/view.

Os grupos específicos acima dos 18 anos são os portadores de Síndrome de Down, insuficiência renal, anemia falciforme, obesidade grau 3, cirrose hepática e imunossuprimidos e transplantados.

Para receber as doses, no entanto, será necessário reunir documentos para comprovar a condição médica como exames, receitas, laudo, declaração, prescrição ou relatório médico, que demonstre pertencer a um dos grupos de risco estabelecidos pelo Ministério da Saúde, através do PNI. Todos os critérios de vacina e imunização, como público-alvo, quantidade de doses disponibilizadas e idades são previamente estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

“Entendemos a preocupação da população quanto a imunização da segunda dose da Coronavac para aqueles que já estão com a primeira dose vencidas. Mas, é importante enfatizar que receberão nesta etapa apenas as pessoas que receberam a primeira dose em 23 de março, pois estão com maior atraso”, enfatizou Rangel Medeiros, coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde de Pinheiral.

É importante esclarecer ainda que de acordo com a Norma Técnica, do Ministério da Saúde, os municípios não podem guardar vacinas para realizar a segunda dose. A cada remessa recebida tem a quantidade e destinação definida por eles.

Atenção, às pessoas que estão nesta faixa etária e não possuem cadastro nas Unidades de Saúde do seu bairro, devem regularizar a situação para que as equipes entrem em contato para agendamento e recebimento da vacina.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos