RESENDE
O Hospital Veterinário Público ultrapassou a marca de 20 mil atendimentos de cães e gatos. A unidade, que começou a operar no dia 14 de agosto do ano passado, registrou 20.064 atendimentos conforme levantamento feito até esta sexta-feira, dia 16. O Hospital Veterinário, que oferece todos os procedimentos gratuitamente e está instalado no bairro Morada da Colina, funciona 24 horas por dia. Em média, são atendidos 100 animais domésticos diariamente.
De acordo com o balanço feito pela equipe da unidade de saúde, no período de agosto de 2020 até o dia 16 de abril de 2021, foram realizados 13.956 exames de sangue; 2.978 exames de raio-X; 3.716 exames de ultrassom; 657 cirurgias; e 2.546 internações de animais domésticos.
O prefeito, Diogo Balieiro Diniz, reforçou que o Hospital Veterinário vem se modernizando cada vez mais para atender a alta demanda, lembrando que a sua média diária de atendimentos chega a 100 cães e gatos. “Pioneira na Região Sul Fluminense, a unidade está crescendo cada vez mais e, para suprir toda a demanda, o atual governo segue se dedicando na sua transformação diária, dando suporte aos setores e investindo em recursos tecnológicos. A unidade, que funciona 24 horas por dia, registra grande fluxo de atendimentos das populações canina e felina. O objetivo é sempre elevar os serviços da unidade ao mais alto padrão de qualidade, dando a assistência necessária aos pets do município”, disse Diogo, acrescentando que o desenvolvimento de uma boa política para a Saúde Animal é importante para o controle de doenças na cidade. “Estamos buscando melhorias com a aquisição de novos equipamentos e mobílias, além do melhor planejamento do escalonamento de profissionais para o pleno funcionamento da unidade. Ao ultrapassar a marca de 20 mil atendimentos em oito meses de operação, pode-se confirmar que a antiga reivindicação da população era uma necessidade mais que urgente para a realidade do município”, ressaltou.
ESTRUTURA
Vale ressaltar que a unidade hospitalar veterinária é destinada ao atendimento gratuito dos animais domésticos da cidade, em especial, famílias de baixa renda, que não têm condições de arcar com despesas de tratamentos e procedimentos cirúrgicos.
Na primeira fase de implantação, atende, exclusivamente, cães e gatos residentes em Resende, onde tutores devem comprovar residência fixa. O Hospital Veterinário funciona na Estrada Resende-Riachuelo, no bairro Morada da Colina, e possui três consultórios; uma sala de anestesia; uma sala de isolamento; um ambulatório; uma sala de internação; um centro cirúrgico; uma sala de raio-X; um laboratório; uma sala de recuperação; copa; sala de repouso para os plantonistas; sala de antissepsia; farmácia; almoxarifado; recepções externa e interna; e quatro banheiros.