VOLTA REDONDA
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é mantido pela prefeitura e desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, coordenada pela Secretaria de Saúde. Atualmente, o NASF tem atuação em três bairros prioritários da cidade: Volta Grande, Santo Agostinho e Vila Americana. O núcleo ainda apoia médicos da atenção básica, promove visitas domiciliares e conta com grupo de alimentação saudável.
Uma das pessoas que se beneficia com as atividades do NASF é a professora Denise Souza da Silva. Ela, que participa de aulas de alongamento na Academia da Saúde, do bairro Volta Grande, tem a Síndrome de Machado-Joseph, uma doença rara e de origem genética que provoca a perda do controle muscular e da coordenação motora nos membros superiores e inferiores. Ela já é atendida há um ano. “Os exercícios de alongamento, seguidos de massagem neurológica, hidroterapia, fonoaudiologia e exercícios de fisioterapia em grupo tem me proporcionado uma melhora significativa do quadro. Ajuda muito na respiração e no desempenho funcional do corpo”, disse Denise.
O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, explicou que a criação e composição do NASF seguem critérios de prioridades, identificados a partir dos dados epidemiológicos e das necessidades locais e das equipes de saúde que serão apoiadas. “Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família foram criados pelo Ministério da Saúde e o objetivo principal é apoiar a consolidação da Atenção Básica. Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como em visitas domiciliares”, destacou o secretário.